Assembleia Popular vai apoiar atos de 11 de julho SVG: calendario Publicada em 08/07/13 14h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/13 14h40m
SVG: views 180 Visualizações

'Bloco de lutas’ se reuniu sábado, no Parque Itaimbé

Alt da imagem
Sábado de mobilização e debate no Parque Itaimbé

Apesar da chuva que encharcou a concha acústica do parque Itaimbé – local inicialmente escolhido para receber a Assembleia Popular do transporte público – cerca de 70 pessoas participaram do encontro, que, alguns poucos minutos após ter iniciado, teve de ser transferido para baixo da ponte seca. Ocorrida no último sábado, 6, a Assembleia deliberou ações importantes a serem tomadas na próxima semana pelo recém criado Bloco de Lutas. Entre elas, a participação no dia nacional de lutas convocado por oito centrais sindicais – e que em Santa Maria vem sendo construído por cerca de vinte entidades.

Para esta quinta-feira está previsto um dia de mobilizações na cidade, com início às 9h da manhã, na Praça Saldanha Marinho. Nesse espaço, as entidades sindicais e estudantis falarão à população. Já pela tarde, a partir das 17h, ocorrerá uma marcha pelas ruas centrais da cidade.

Com o objetivo de seguir reoxigenando as mobilizações da cidade, na busca por conquistas concretas no que tange ao transporte público municipal, estudantes e trabalhadores que compõem o Bloco farão novo ato na próxima segunda-feira, 15, às 17h, com início na praça central da cidade. Nesse dia os manifestantes pedem que sejam levados agasalhos e alimentos não perecíveis para doação. Já nesta sexta-feira, 12, uma nova Assembleia Popular foi convocada, desta vez para as 18h, na praça dos Bombeiros.

Para além da organização e das atividades do Bloco na próxima semana, a Assembleia do último sábado também colocou na roda o debate sobre transporte e as demandas apresentadas por muitos dos presentes. A redução da tarifa de R$ 2,45 para R$ 2,00 não é a única reivindicação do movimento, que tem uma das pautas centrada na melhoria do sistema de transporte público. Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e para idosos; mais guichês para compras de passagem; ônibus entre bairros; abertura de licitação; melhoria das condições de trabalho dos rodoviários; fomento de ciclovias e demais meios de transporte alternativos; abertura imediata das contas públicas e a efetividade concreta do Sistema Integrado Municipal (SIM) são algumas demandas elencadas na pauta de melhorias.

A volta do passe livre também é uma das reivindicações centrais, entretanto, a ideia não é o simples retorno do modelo que existia há alguns anos em Santa Maria. Diversos moradores da periferia da cidade realizaram críticas ao modo como a região central ‘preparava-se’ para os dias de passe livre, aumentando visivelmente o policiamento e gerando uma falsa ideia de insegurança nesses dias.

Apesar das reivindicações mais pontuais – que afetam diariamente a vida dos trabalhadores e das comunidades periféricas da cidade – o Bloco de Lutas também iniciou o debate sobre estatização do transporte, defesa sustentada pela necessidade de se garantir – a exemplo da educação e saúde – que o direito de ir e vir também seja gratuito.

Texto e foto: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias