CSP-Conlutas reafirma participação no ‘Dia de Lutas’ SVG: calendario Publicada em 08/07/13 17h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/13 17h15m
SVG: views 267 Visualizações

Manifestação do dia 11 de julho tem apoio de oito centrais sindicais

Alt da imagem
Reunião da coordenação da CSP-Conlutas, em São Paulo

A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) avalia que o dia 11 de julho (quinta-feira) pode ser histórico para o país, a partir da ação dos trabalhadores e do movimento sindical organizado. “Conforme a resolução aprovada pela central no último domingo (7) em São Paulo. “É muito positivo que estejamos frente à possibilidade de realização de um grande dia de protestos neste dia 11. Vai implicar em uma integração dos setores mais importantes da classe trabalhadora no processo de mobilização, o que pode dar a ele uma nova perspectiva. A nossa primeira tarefa é, portanto, garantir a greve, ou paralisação em todos os setores onde atuamos. Quanto mais geral for a greve, melhores serão as condições para avançar a luta depois”, afirma o texto.

A preparação do dia 11 ocupou os debates por toda a sexta-feira. A CSP-Conlutas está empenhada este dia nas bases de todos os segmentos dos trabalhadores onde dirige ou tem inserção. De acordo com o informe do membro da Secretaria Executiva Nacional, Zé Maria de Almeida, que participou da reunião com as centrais sindicais que ocorreu na quinta-feira (4), a expectativa é que este seja um grande dia luta. “Um dos maiores já realizados neste país”, afirmou.

A CSP-Conlutas avalia que as manifestações de ruas que ocorreram recentemente provocaram uma mudança profunda na situação brasileira ao trazer amplos setores da sociedade para as mobilizações. O dirigente responsável pelo informe lembrou que a polarização política no norte da África e na Europa incidiu sobre o movimento que vem acontecendo no Brasil. Conforme avaliação da Central, a influência das mobilizações mundiais combina-se o modelo econômico aplicado pelo governo brasileiro de garantia da alta rentabilidade aos bancos, às grandes empresas e empreiteiras desse país, como também ao agronegócio.

Essa inversão de verbas provoca o desvio das verbas que deveriam ser aplicadas em saúde, educação, transporte e moradia. Não foi à toa que manifestantes de segmentos sociais diferentes levantassem a reivindicação do “padrão Fifa” para os serviços públicos no país”, afirmou José Maria de Almeida.

O aumento dos preços que automaticamente provoca arrocho salarial também é um estopim das manifestações, agregando um problema que começa a afetar o país: a queda na produção industrial na base da desaceleração da economia brasileira.

O dirigente reiterou as consequências práticas das manifestações para o país. “A revogação dos aumentos de passagens e as votações do Congresso Nacional, como a rejeição da PEC 37 e os royalties do petróleo para a educação; se vão se manter é uma discussão, mas se explicam pelo avanço do movimento de massas”, afirmou.

Tudo indica ser cedo para dar prognósticos sobre o fôlego e desdobramentos deste processo. Entretanto, há um sentimento de que é possível lutar e realizar mudanças. “Nos apoiamos nisso para aprofundar as lutas dos trabalhadores em direção à luta por suas reivindicações”, reforçou Zé Maria.

É com esse espírito que a Central se prepara para o dia 11 de julho. As bandeiras são as sete aprovadas de forma consensual pelas centrais sindicais. A elas estão agregadas as reivindicações de cada uma das categorias que saem à luta.

Apesar dessas bandeiras, Zé Maria defende que é necessário apresentar aspectos importantes que não estão sendo tocados pela maioria, como por exemplo, o não pagamento das dívidas interna e externa, o fim das privatizações no país e a reversão das que já foram feitas, assim como o investimento do dinheiro público não em banqueiros e grandes empreiteiras, mas em serviços públicos como saúde e educação, transporte e moradia. Não pagamento da dívida externa e interna aos banqueiros e grandes especuladores. Esta dívida é ilegítima, e estes recursos devem ser aplicados na educação, saúde, moradia, transporte público.

Fim das privatizações

Na resolução da Coordenação Nacional foram incluídos os seguintes aspectos: “fim das privatizações das empresas estatais e do serviço público e reestatização do que já foi entregue ao setor privado; chega de dinheiro para as empresas, queremos mais recursos para as aposentadorias, o serviço público e para a valorização do servidor público e congelamento do preço dos alimentos”.

Também foi apresentada a proposta de pedido para que enviem solidariedade à luta dos trabalhadores brasileiros todas as entidades e organizações internacionais de trabalhadores que participaram do Encontro Internacional Alternativo, em março último.

Categorias

Os informes apresentados por trabalhadores de diversas categorias mostraram que o dia 11 será sim um grande dia nacional de greves e mobilizações. Isto pode apontar na perspectiva da continuidade das lutas dos trabalhadores rumo à necessidade de preparação de uma Greve Geral em período próximo.

Entre as categorias representadas na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas estavam os metroviários de São Paulo, servidores públicos federais, metalúrgicos de Minas Gerais e São José dos Campos (SP), operários da construção de Suape (PE), do Ceará e do Pará, petroleiros, docentes de universidades, servidores públicos estaduais e municipais, profissionais da educação estaduais e municipais, gráficos, comerciários, trabalhadores dos Correios, assim como representações de movimentos popular e estudantil.

Os servidores públicos federais, que envolvem a base do ANDES-SN, Sinasefe e diversos órgãos federais como IBGE, MTE, Ibama, Ipen, estão aprovando paralisações de até 24 horas.

Há ainda diversas categorias com atividades já marcadas como os metalúrgicos de São José dos Campos (SP), que devem paralisar pelo menos 15 fábricas da região, os trabalhadores da construção de sete sindicatos do Pará, Fortaleza (CE), Suape (PE), assim como os trabalhadores da mineração de Minas Gerais. Trabalhadores das esferas estaduais e municipais de diversos estados, profissionais da educação e da saúde em diversos estados, comerciários de Nova Iguaçu e interior do Rio Grande do Sul, trabalhadores de processamento de dados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, trabalhadores dos Correios de Pernambuco, petroleiros de Sergipe e Alagoas, rodoviários do Ceará e outras categorias.

Estudantes ligados a ANEL vão convocar as manifestações de ruas, assim como os movimentos contra as opressões estão participando da preparação desse dia de luta. As categorias estão convocadas a participarem das manifestações que ocorrerem nas várias cidades brasileiras.

Fonte: CSP-Conlutas
Foto: Google
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias