Senado recebe pautas dos trabalhadores SVG: calendario Publicada em 10/07/13 15h46m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 103 Visualizações

Centrais Sindicais apresentam reivindicações a Renan Calheiros

Alt da imagem
Renan Calheiros se comprometeu a negociar reivindicações de centrais sindicais

Na última terça-feira (09), representantes de diversas centrais sindicais reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para apresentar reivindicações dos trabalhadores – a principal delas é a derrubada do veto ao fim do fator previdenciário.

Na reunião com o Senador, estavam presentes, entre outras entidades: CSP-Conlutas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Nova Central Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Força Sindical. Além do fim do fator previdenciário, as centrais apontaram outros pontos prioritários, como a redução da jornada de trabalho, o aumento das aposentadorias e a derrubada dos vetos à regulamentação da Emenda 29 (medida que destina investimentos na saúde).

O Congresso Nacional já havia aprovado estes projetos, porém, na época em que Lula era presidente foram vetados, mesma posição tomada por Dilma. O senador Renan Calheiros, por sua vez, se comprometeu com os líderes partidários a colocar esses temas em votação. Mas acrescentou que em reunião com Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a presidente da República manifestou preocupação de que a derrubada de algum veto comprometa as contas do governo.

Na reunião, representando a CSP-Conlutas, o membro da Secretaria Executiva Nacional Zé Maria de Almeida cobrou do presidente do Senado que seja pautado para votação no Congresso Nacional os projetos que são de interesse dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho, por exemplo. Zé Maria ainda comentou sobre as manifestações da próxima quinta-feira (11), data nacional de luta dos trabalhadores.

“A classe trabalhadora entra em movimento no dia 11. E não aceitará mais a enrolação que tem sido patrocinada pelo governo e pelo congresso, que só tem empurrado com a barriga aquilo que os trabalhadores reivindicam, enquanto atendem todos os pedidos dos grandes empresários”, disse Zé Maria.

Fonte: CSP-Conlutas e Agência Senado
Foto: Agência Senado
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias