Privatização dos HUs pode ser votada na terça-feira SVG: calendario Publicada em 19/09/11 17h04m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 262 Visualizações

PL 1749 acaba com atendimento 100% SUS no HUSM

Alt da imagem
HUSM sofre risco de privatização

O Projeto de Lei 1749/2011, que nada mais é do que a reedição da malfadada Medida Provisória 520, deve ser votado nesta terça-feira (20) à noite, na Câmara Federal. O PL cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH), uma empresa pública de direito privado, para gerir os Hospitais Universitários Federais. Além disso, o texto não garante que será mantido o atendimento 100% SUS nos HUs depois de aprovada a lei.

O PL está trancando a pauta da Câmara, e tramita com caráter de urgência. Na semana passada, manifestações dos servidores técnico-administrativos em educação liderados pela FASUBRA (acompanhados por diretores do ANDES) impediram a votação do projeto. Porém, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que a polêmica em torno do projeto que cria a empresa não vai impedir a sua votação em plenário nessa semana.

O projeto de privatização dos HUs já foi vencido uma vez, quando a MP 520 perdeu sua validade de votação no Senado Federal, em uma manobra da oposição para impedir a votação e a conseqüente aprovação da medida. O governo federal, porém, demonstrou sua enorme vontade em iniciar a privatização da saúde pública, e reeditou a proposta, desta vez como Projeto de Lei, em caráter de urgência.

Para Rondon de Castro, presidente da SEDUFSM, o PL 1749 é catastrófico para a saúde brasileira. “Lula e Dilma, mais uma vez, estão a trair o povo brasileiro. Querem privatizar a saúde, como se não bastasse toda a precarização da educação, levada a cabo durante os últimos nove anos”. A SEDUFSM tem lutado contra a privatização dos HUs e buscado conscientizar a população e a comunidade acadêmica santa-marienses dos malefícios da medida governamental.

EM BRASÍLIA – O vice-presidente da SEDUSFM, Júlio Quevedo, está na capital federal para acompanhar a votação do PL 1749 e protestar contra a privatização dos Hospitais Universitários. No final de semana ele participou da reunião Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN.

Texto: Mathias Rodrigues (estagiário) com informações de Agência Câmara
Foto: Arquivo SEDUFSM
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias