Exposição Mini Cidade no 58º Conselho do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em 17/07/13 11h01m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1980 Visualizações

Mostra de maquetes de prédios históricos ocorrerá durante o Conad

Alt da imagem
José Fumagalli posa ao lado da maquete do prédio da Caixa Econômica Federal

Os prédios históricos de Santa Maria poderão ser relembrados através das obras do projetista de desenho técnico mecânico, José Adair Fumagalli, que trará durante o 58º Conad, a “Exposição Mini Cidade”, entre os dias 18 e 21 de julho, no Itaimbé Palace Hotel.

Fumagalli dedica-se há vinte anos a reproduzir como eram os prédios santa-marienses na década de 1960. As maquetes são representações fiéis, devido à riqueza de detalhes e a dimensão das obras. Em formato de miniatura, o trabalho do artista traz um acervo histórico, que resgata a arquitetura dos anos 60.

Segundo o autor, madeira e papel são alguns dos materiais usados para a fabricação das maquetes, e a utilização varia de acordo com a necessidade. Questionado sobre como funciona o processo criativo, Fumagalli explica: “O primeiro passo é explorar os locais e fazer registros fotográficos, logo após passo para os recortes no papel”. O artista ainda comenta que todo o processo é desenvolvido por ele, e acrescenta: “Faço tudo sozinho, é como um hobby”.

Entre as 14 obras da exposição, pode ser apreciada a Vila Belga, considerada a primeira vila operária do Rio Grande do Sul e o prédio da Caixa Econômica Federal, fundado em 1918.

A Sedufsm, em parceria com Fumagalli, proporcionará aos docentes participantes do Conad a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a história de Santa Maria.

O 58º Conselho do ANDES-SN inicia nesta quinta-feira, 18 a partir das 9h e se estende até à tarde de domingo, 21. A Exposição Mini Cidade acontece concomitante ao evento e será aberta ao público.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Foto: José Adair Fumagalli
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19
Veja todas as notícias