‘Universidade e Sociedade’ debate pauta docente SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/07/13 21h44m
SVG: views 806 Visualizações

Exemplar de edição n° 52 entregue ao Movimento do Luto à Luta

Alt da imagem
O trio responsável pela revista: Carneiro, Ana Estevão e Rondon

Mais do que um número novo, a edição n° 52 da revista “Universidade & Sociedade” lançada nesta quinta, 18, durante a abertura do 58º Conad, em Santa Maria, está coberta de significados. A própria capa, com a imagem do tabuleiro de xadrez em que o peão derruba o rei, traz um simbolismo da luta dos oprimidos. O tema convida à reflexão: “(IN) certezas, movimento docente e expansão nas IES públicas”.

A apresentação da revista foi feita pelos membros da comissão editorial da publicação, professores Rondon de Castro, Ana Maria Ramos Estevão e José Queiroz Carneiro. Foi entregue um exemplar para a integrante do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Marília Torres Ribeiro. O grupo, formado por familiares de vítimas da tragédia da boate Kiss, tem liderado ações de protesto na cidade em favor da punição dos causadores do incêndio que vitimou 242 pessoas. Marília se pronunciou, emocionada pela lembrança da poesia publicada na revista, e agradeceu ao constante apoio da Sedufsm à luta dos familiares.

A ‘Universidade & Sociedade’ traz artigos, debates, entrevistas, dados e uma poesia de autoria do professor da UFSM e diretor da Sedufsm, Humberto Zanatta. Os textos apresentam um panorama da atual conjuntura da educação superior, enfatizando a gestão universitária, bem como sua expansão através dos programas Reuni e Prouni. Também foi abordada uma análise de como é a formação dos professores universitários, e posteriormente a inserção no mercado de trabalho.

Já o poema do professor Zanatta refere-se à tragédia ocorrida na boate Kiss, que entristeceu Santa Maria e fez da cidade um símbolo de luta. A poesia serviu de convite para que os docentes viessem participar desta edição do Conad, também como uma forma de firmar um compromisso solidário com os santa-marienses.

Ao final da publicação há uma galeria de fotos do 32º Congresso do ANDES-SN, dispostas com comentários do presidente da Sedufsm e membro da comissão editorial, Rondon de Castro. “As imagens e o sentimento” demonstram, nas palavras de Rondon, que “fotografias foram tiradas e serão objetos de recordação daqueles momentos de luta, de confronto e de esperança”, referindo-se à greve de 2012 – tema pautado no Congresso.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração de Carina Carvalho
Foto: Carina Carvalho
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19

Veja todas as notícias