Sedufsm lança “As aventuras do indiozinho Bretã” SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/07/13 12h13m
SVG: views 1260 Visualizações

Revista bilíngue objetiva promover integração cultural

Alt da imagem
Professor Julio Quevedo e Natanael Claudino na apresentação da revista impressa em português e kaingang

Para além das discussões específicas do movimento docente, ao longo dos quatros dias do 58º Conselho do ANDES-SN (Conad), a integração cultural também está presente. Uma das contribuições da Sedufsm, na abertura do evento, quinta-feira (18), foi o lançamento da revista em quadrinhos “As aventuras do indiozinho Bretã”. A obra foi apresentada pelo vice-presidente da Sedufsm, Julio Quevedo, e pelo cacique da tribo Kaingang de Santa Maria, Natanael Claudino.

A publicação narra as experiências de um curumim (criança indígena) que, após se aventurar pela cidade de Santa Maria, vive algumas situações de injustiças sociais e ao mesmo tempo ensina lições de respeito à natureza. As histórias, que são verídicas, foram contadas na língua materna por crianças da tribo Kaingang, com idade de até 10 anos, que residem na Aldeia Três Soitas – Kentyjugtegtu, localizada próxima à rodoviária de Santa Maria, Rio grande do Sul.

A obra, que é bilíngue – em português e kaingang-, oferece à sociedade um instrumento de aprendizagem, visto que as histórias mostram a interação dos valores de uma criança indígena com o dia a dia de uma sociedade em que o índio, muitas vezes, é visto de forma preconceituosa, ou pior, nem é visto. Conforme o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, ao elaborar e publicar essa revista, o sindicato cumpre seu papel de fomentador da cultura, não elitista, mas popular.

De acordo com Matias Rempel, integrante do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin) de Santa Maria, a publicação se torna uma ferramenta de inclusão social e aprendizagem. “Nós agradecemos a parceria com a Sedufsm, que entendeu esta demanda social, pois existe uma carência didática nas escolas indígenas. A revista é um grande salto e servirá como um instrumento de educação para as escolas, sobretudo as que abrigam as tribos Kaingang. Esta publicação coloca a Sedufsm como protagonista na luta dos povos indígenas”, destaca Rempel.

O intercâmbio entre as comunidades que as “As aventuras do indiozinho Bretã” irá proporcionar é avaliado pelo cacique Natanael Claudino: ”Para nós, indígenas, a revista tem um grande valor porque é bilíngue, mostra a nossa língua, o nosso valor, a nossa cultura”. O cacique ainda acredita que a aproximação das culturas possa diminuir o preconceito com os índios.

Os participantes do 58º Conad foram presenteados com brindes fabricados por Claudino e sua aldeia. Os artesanatos, em forma de estátua de animais em miniaturas (Vicho ranga), simbolizam a presença indígena em nossa cidade, bem como um dos trabalhos desenvolvidos pela tribo. Além do presente entregue aos doentes, é possível conhecer outros objetos confeccionados pelos indígenas. Durante o Conad, nas dependências do Itaimbé Palace Hotel, há um espaço de exposição e venda das peças artesanais.

Texto e fotos: Carina Carvalho
Arte/Imagem: J. Adams Propaganda
Edição: Fritz R. Nunes (Assessoria de Imprensa da Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conheça as moções aprovadas no 58º Conad

SVG: calendario 05/08/2013
SVG: tag 58 CONAD
No total, 13 moções foram deliberadas em Santa Maria

ANDES-SN divulga a 'Carta de Santa Maria'

SVG: calendario 26/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Documento com síntese do 58º Conad já está disponível

‘D Docente’ destaca avaliação final do Conad

SVG: calendario 25/07/2013
SVG: tag 58 CONAD
Programa de TV da Sedufsm vai ao ar nesta sexta, no canal 19

Veja todas as notícias