Professor da UnB aprova greve para março de 2012 SVG: calendario Publicada em 22/09/11 16h31m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 448 Visualizações

Protesto se relaciona a atraso em obras de Ceilândia

Alt da imagem
Professores paralisam em solidariedade a estudantes que ocupam reitoria

Os professores da Universidade de Brasília (UnB) podem entrar em greve em março de 2012. A decisão foi tomada por cerca de 80 professores que participaram de assembleia geral, convocada pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb) - Seção Sindical do ANDES-SN, na manhã da última segunda (19), no Centro de Ensino Médio nº 4 de Ceilândia. O principal motivo para a aprovação, por unanimidade, de indicativo de greve para março de 2012, é se o campus definitivo de Ceilândia não for entregue na data estipulada e esteja em pleno funcionamento.

Foi aprovada, também, a paralisação das atividades de ensino a partir desta quarta, dia 21, até enquanto durar a ocupação da reitoria pelos alunos. A paralisação, além de apoiar à manifestação dos estudantes, visa agendar reunião extraordinária com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e com o Conselho Universitário (Consuni) para quinta (22) e sexta-feira (23), respectivamente.

O objetivo das reuniões é encaminhar e debater as pautas de reivindicações dos alunos e professores, tendo, como principal ponto a suspensão do vestibular de Ceilândia, cujas inscrições começam na próxima segunda, 26. Caso as reuniões não sejam agendadas ou não exista acordo entre as partes, a Adunb entrará com um pedido de liminar, via a assessoria jurídica, no sábado (24), para suspender as inscrições para o vestibular.

Ainda sobre o adiamento do vestibular, foi deliberado pela inclusão de um item na pauta dos professores, exigindo que a UnB forneça um cronograma para a conclusão das obras dos prédios UED, UAC e MESP. Além disso, é exigido pelos docentes que tanto a Universidade quanto o Governo do Distrito Federal (GDF) assumam um compromisso público com a população de Ceilândia para a entrega dos prédios.

A Adunb entrará com pedido de audiência com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e com o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, para discutir a pauta dos professores. A solicitação será feita nos próximos dias.
Foi marcada para a próxima segunda, 26, uma nova assembleia geral de professores, que será realizada também no Centro de Ensino Médio nº 4 de Ceilândia, na sala 5, às 9h30. A assembleia trará os informes dos acontecimentos desta semana e debates sobre os futuros encaminhamentos dessa luta.

Fonte: ANDES-SN e Adunb
Foto: Adunb
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias