Bloco de lutas avalia ações nos bairros SVG: calendario Publicada em 25/07/13 13h50m
SVG: atualizacao Atualizada em 25/07/13 13h57m
SVG: views 232 Visualizações

Agenda inclui mobilização, sábado, no Cipriano da Rocha

Alt da imagem

Mais uma assembleia do Bloco de Lutas de Santa Maria aconteceu nesta quarta-feira, 24, no auditório da Sedufsm. No encontro, os participantes discutiram as próximas ações a serem tomadas pelo grupo, que vem se mobilizando pelo transporte público na cidade. A redução da tarifa de ônibus dos atuais R$2,45 para R$2,00, melhorias nas condições dos transportes, abertura das contas públicas e do processo de licitação, além do retorno do passe livre – em um novo modelo, que seja construído tendo por base o interesse das próprias comunidades – são algumas das pautas apresentadas pelo movimento. Um debate sobre o direito à cidade e um modelo público de transporte urbano também vendo sendo introduzido, de forma a colocar uma perspectiva política que atinja a raiz do problema: a lucratividade do empresariado e a mercantilização de direitos básicos da população.

Na pauta da assembleia também constava a avaliação da atividade realizada no último domingo, 21, no loteamento Cipriano da Rocha. De forma geral, os participantes consideraram muito positivo o diálogo feito com a comunidade local, que, além de apresentar também demandas quanto ao transporte, possuem reivindicações específicas, tais como a criação de uma creche de educação infantil – ainda não concretizada, após cinco anos -, a implementação dos correios na localidade, pois hoje o serviço não chega até lá, e linhas regulares de ônibus na localidade.

A proposta de descentralizar as ações de mobilização – comumente realizadas no centro da cidade – já era defendida desde o início do processo de construção do Bloco de Lutas como uma forma de estreitar o diálogo com os bairros e vilas da cidade, onde o alto preço da passagem e as condições do transporte são mais sentidas. A primeira ação em conjunto ocorreu no último dia 16, quando o Bloco se uniu aos moradores do Bairro Diácono Pozzobon num ato que reivindicava melhorias na saúde, educação, saneamento básico e mobilidade urbana.

Para esta semana, novas atividades estão programadas. Nesta quinta-feira, 25, às 18h, haverá confecção de faixas no loteamento Cipriano da Rocha, que fica na zona oeste da cidade, no Parque Pinheiro Machado. Haverá concentração em frente à sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na rua Professor Braga, às 17h30, para aqueles que não souberem como chegar à comunidade. No sábado, 27, haverá uma manifestação no Cipriano, com concentração a partir das 13h, no Centro Comunitário.

Texto e foto: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias