Manifestantes ocupam Wall Street SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 249 Visualizações

Internet ajuda a massificar protestos

Alt da imagem

Os protestos de massa vistos na Espanha, Egito e em vários outros países chegaram à capital econômica do mundo, Nova York. O movimento articulado pela internet e com apoio do grupo de hackers ‘Anonymous’ e de vários outros coletivos vem ocupando uma praça próxima à bolsa de valores de Wall Street desde sábado, 17, para protestar contra a “cobiça, a corrupção e os cortes orçamentários no país”. Reunido sob a hashtag #OccupyWallStreet, o grupo diz não ter líderes.

O grupo também afirma que não arredará os pés das ruas até que suas reivindicações por uma democracia mais participativa sejam atendidas. As primeiras noites da ocupação, iniciada no último sábado (17), foram mornas, principalmente porque os manifestantes foram deslocados para um ponto não tão próximo à bolsa de valores, o que esfriou um pouco os ânimos.

Os manifestantes passaram a primeira noite acampados em Trinity Place, a 300 metros de Wall Street. No entanto, com o aumento da aglomeração no local e da cobertura da imprensa, começaram a surgir as primeiras acusações de abuso de violência policial – diversos manifestantes foram presos e muitos outros relataram agressões físicas – e de ações pontuais da prefeitura para bloquear o ato político.

Os excessos foram filmados e colocados no YouTube. Além das prisões violentas, um dos vídeos mostra um policial filmando os rostos dos acampados, provavelmente para identificá-los no futuro. Quando uma cidadã pergunta o porquê do registro, o oficial não se sente obrigado a responder e mantém o silêncio.

Segundo o site ‘Think Progress’, ligado à organização dos protestos, a repressão também teria começado na esfera digital. Segundo o site, vários manifestantes teriam notado que o Yahoo bloqueava mensagens relacionadas ao #OccupyWallStreet do seu serviço de e-mails, provavelmente em colaboração com a polícia nova-iorquina. Um vídeo mostra o suposto bloqueio.

Apagão midiático

Alguns meios de comunicação norte-americanos começaram a cobrir o protesto depois de uma recepção tímida no final de semana, mas não parecem ainda ter captado o real espírito do ato. A melhor cobertura está sendo feita de forma independente, em sites como ‘Global Revolution’ e em blogs ligados ao ‘Anonymous’ e a grupos de esquerda, que fazem transmissões ao vivo durante o dia e postam vídeos editados durante a noite. A melhor forma de acompanhar as novidades é pelo próprio Twitter, através da hashtag do movimento.

No mais, há um total blecaute midiático sobre o movimento. Fox News, CNN e MSNBC, os três principais canais de notícias da TV a cabo, não noticiaram nada. As quatro principais emissoras da TV aberta, ABC, CBS, FOX e NBC, também não. Na seção de tecnologia de seu site, a CNN deu uma bizarra matéria que dizia que o movimento “tentava imitar o Irã“. O New York Times não deu uma linha no jornal propriamente dito, mas só uma notinha no blog.

Dada a acumulação de revolta contra o capital financeiro nos EUA, o movimento tem muito potencial para crescer. Pode ser que fique interessante a coisa, declarou Idelber Avelar, na revista Forum. Para quem quer acompanhar o que está acontecendo, já que esse evento não está sendo televisionado, o link é: http://www.livestream.com/globalrevolution

Texto: Site Vermelho e agências internacionais
Ilustração: Rafael Balbueno
Edição: Fritz R. Nunes

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias