Câmara debate homologação de terras indígenas SVG: calendario Publicada em 12/08/13 16h39m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/08/13 16h41m
SVG: views 93 Visualizações

Deputados avaliam transferência de decisão para o Legislativo

Alt da imagem
Protesto indígena na Câmara: "o maior bandido é o que subtrai direitos humanos"

Os deputados começam a discutir nesta terça (13) a constitucionalidade da proposta que transfere do Executivo para o Legislativo o poder de decidir sobre a homologação de terras indígenas. Entre os convidados para a audiência pública, promovida pela Comissão de Legislação Participativa e pelo grupo de trabalho que estuda a matéria, estão o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um jurista e um representante dos povos indígenas. O grupo de trabalho foi criado em abril pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), para tentar um acordo em torno da questão, depois que centenas de indígenas ocuparam o Plenário da Casa em protesto contra a proposta.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), um dos parlamentares que pediu a realização do debate, está convencido de que a proposta é inconstitucional. "Não tem sentido se perder tempo com uma emenda que é inconstitucional. As comunidades indígenas não vão aceitar, vão se manifestar do jeito que podem”, alerta Dutra lembrando que essas comunidades indígenas são protegidas por tratados internacionais e que tem como órgãos fiscalizadores a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). “A gente espera que, com esse debate, o grupo de trabalho possa opinar para a Mesa que a matéria não pode ir à frente porque fere a Constituição."

Na Câmara, já foi criado até mesmo uma frente parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas e de Defesa que entrou com mandado de segurança, com pedido de liminar, contra a proposta, no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é impedir a instalação de comissão especial na Câmara para analisar a matéria, próxima etapa da tramitação da proposta. O grupo argumenta que a mudança tende a abolir direitos e garantias individuais das populações indígenas, assegurados pela Constituição.

Já a Frente Parlamentar da Agropecuária luta pela aprovação da matéria, sob o argumento de que o Congresso representa diversos segmentos da sociedade e, portanto, seria a instância mais adequada para debater a homologação das terras.
Além do ministro da Justiça, foram convidados para discutir o assunto o jurista Dalmo Dallari; o autor da PEC, ex-deputado Almir Sá; o professor da PUC-PR, ex-procurador do Paraná e ex-presidente da Funai, Carlos Frederico Marés; o relator da proposta na CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR); e um representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Fonte: Site Vermelho
Foto: Google
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias