Sedufsm vitoriosa em ação judicial SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/08/13 18h44m
SVG: views 376 Visualizações

Pagamento administrativo em atraso gera correção monetária

Alt da imagem
Padilha (e): após informações da UFSM, cálculos poderão ser efetuados

Em uma ação movida contra a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) conquistou o direito dos docentes ao recebimento dos valores referentes à correção monetária sobre toda e qualquer forma de pagamento administrativo ocorrido em atraso, como por exemplo, insalubridade, abono permanência, capacitação, progressão funcional, entre outros, explica o advogado Heverton Padilha. Para o vice-presidente da Sedufsm, professor Julio Quevedo, essa é uma notícia importante, tendo em vista que um sindicato atua em várias frentes de luta, sejam políticas ou jurídicas.

Representada pelo escritório Wagner Advogados Associados, a SEDUFSM obteve decisão favorável junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a qual foi confirmada pelos Tribunais Superiores, gerando o trânsito em julgado (finalização) da ação. Dessa forma, o processo entrará na fase de execução, em que serão feitos os cálculos para cobrança dos valores devidos.

Conforme avaliação da assessoria jurídica, o governo federal tem efetuado o pagamento de verbas atrasadas administrativamente com a correção monetária que entende devida ou não pagando nenhuma correção. Nesse sentido, averiguou-se que a correção monetária, quando paga, tem sido repassada em valor inferior ao justo. De acordo com o entendimento firmado pelo TRF da 4ª Região a correção monetária é cabível sobre parcelas recebidas administrativamente em razão de sua natureza alimentar, pois trata-se de simples reposição do valor real da moeda.

O Juiz da 2ª Vara Federal de Santa Maria determinou que a UFSM fornecesse os elementos necessários para proposição da execução de sentença do processo, a fim de dar início aos cálculos. Resta, portanto, que a Universidade disponibilize as informações solicitadas para viabilizar o andamento do processo. Ressalta-se, ainda, que não é possível prever quando os pagamentos serão efetivados, pois há possibilidade de oposição aos valores por parte da UFSM.

Texto: Fritz R. Nunes com informações de Wagner Advogados Associados
Foto: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias