15 de agosto: dia de luta contra a privatização dos HUs SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/13 18h11m
SVG: views 562 Visualizações

Servidores TAEs paralisam e fazem mobilização junto ao HUSM

Alt da imagem
Faixa confeccionada pela Sedufsm: em defesa dos HUs, contra a Ebserh

Nesta quinta, 15 de agosto, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) paralisam na UFSM e em todo o país, a partir de convocação da Fasubra e se reúnem em assembleia, às 8h30, em frente ao HUSM. O objetivo da mobilização é protestar contra a privatização dos Hospitais Universitários (HUs), ameaçados a partir da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como gestora. A defesa dos HUs também é uma bandeira do ANDES-SN e de suas seções sindicais. A Sedufsm está solidária às manifestações dos TAEs e confeccionou faixas em apoio à categoria e em defesa dos hospitais.

“Desde que foi anunciada a criação da Ebserh, através da MP 520, em 31 de dezembro de 2010, pelo então presidente Lula, assumimos um caráter de denúncia desse verdadeiro ataque privatista contra os hospitais universitários e, consequentemente, contra a universidade pública. O governo usa a saúde como laboratório para as suas parcerias público-privadas, sob a alegação de que o gasto é muito alto e que tem limites para a contratação de servidores, o que seria flexibilizado através da Ebserh, com a contratação sem concurso via RJU, mas sim pelo regime CLT. O governo mente. Se fosse auditada a dívida pública, que consome quase 50% do orçamento federal, haveria recursos de sobra para investir na saúde e na educação”, analisa o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro.

Para o dirigente da Sedufsm, a queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff e da avaliação do governo, demonstram a insatisfação generalizada com uma política que destina recursos a conta-gotas para o bolsa família e outras políticas sociais, enquanto carreia vultosas somas para pagar banqueiros e credores. “Mais um dado apareceu esta semana para demonstrar a falácia do discurso do governo petista/peemedebista. Em 10 anos de gestão dessa turma foram 16 bilhões de reais gastos apenas com propaganda, sem contar aqueles gastos que de vez em quando aparecem que foram usados com jatinhos, cartões corporativos, etc. Mas, mesmo gastando essa fatia astronômica com propaganda, a posição do governo tem ficado insustentável, haja vista as recentes manifestações das ruas”, destaca Rondon, que acredita ser possível barrar, na UFSM, a adesão à Ebserh.

Flexibilização da jornada

O tema da flexibilização da jornada de trabalho dos TAEs também continua em debate. Informa a Assufsm que nesta quarta (14), às 9h, no saguão da reitoria da UFSM, ocorre a reunião do Fórum sobre flexibilização da jornada de trabalho na Universidade. Serão discutidos os processos de solicitação de flexibilização da jornada que já retornaram com requerimento da Comissão que avalia as solicitações.

Tanto o requerimento padrão quanto a Comissão serão questionados no Conselho Universitário por parte dos técnico-administrativos. Esse questionamento virá a partir de um documento, construído coletivamente pelo Fórum e aprovado em assembleia do sindicato.

Texto: Fritz R. Nunes com a colaboração da Assufsm
Imagem: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias