Sindicato repudia intimidação a estudantes de Sinop SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/08/13 15h47m
SVG: views 162 Visualizações

Grupo protesta ocupando reitoria da UFMT há duas semanas

Alt da imagem
Estudantes deixaram a ocupação da reitoria após multa e intimidação de procurador

A tentativa de um representante do Ministério Público de intimidar estudantes que lutam por seus direitos é inadmissível, critica o professor Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN. Ele se refere ao caso denunciado em Cuiabá, onde estudantes do campus de Sinop da Universidade Federal do Mato Grosso ocuparam as dependências da reitoria durante duas semanas.

Conforme denúncia divulgada pelo Sindicato dos Docentes da UFMT (Adufmat), o procurador federal da Universidade Federal (UFMT), Osvaldir Pinto Mendes, tentou intimidar os estudantes do campus de Sinop a cumprirem ordem de reintegração de posse da reitoria no campus de Cuiabá, onde estavam acampados desde o dia 5 de agosto.

A pedido da universidade, na quinta-feira (15) o juiz Cesar Bearsi, da 3ª Vara Federal em Mato Grosso, determinou o “despejo” de qualquer espaço universitário, com multa de mil reais por dia, em caso de descumprimento. No despacho, o juiz já autorizou também a atuação da Polícia Federal, para uma possível retirada à força. “Não se esqueçam da multa de mil reais que nós não vamos perdoar. Vocês vão empenhar a cueca de vocês, mas nós vamos cobrar mil reais por dia”, ameaçou.
O estudante de Publicidade, Sérvulo Neuberger, pediu respeito ao procurador por duas vezes. “Mais respeito aí heim, mais respeito aí”. Veja aqui o vídeo. Após essa ocorrência, o procurador se negou a dar entrevista.

“Coisa mais absurda”, disse o presidente da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat-SSind), Carlos Roberto Sanches, ao ver o registro audiovisual. Segundo ele, isso não pode acontecer dentro de um espaço universitário. “Para mim isso ainda é o reflexo das manifestações ditatoriais presentes na história recente do país e que ocorrem nas universidades também”.

Mediante essa situação de despejo, o grupo resolveu cumprir a ordem judicial, levantou o acampamento e voltou para Sinop na sexta (16), com a certeza de que vai acompanhar o cumprimento das promessas feitas durante o período de negociação com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, especialmente em reunião de última hora, realizada na quinta. A estudante Karine Miller, afirma que a reunião foi marcada por outras ameaças. A reitoria nega.

Com o acampamento, os alunos denunciaram o caos no ensino da UFMT em Sinop, onde faltam professores e técnicos, salas de aula, material e equipamentos, biblioteca decente e computadores, entre outras necessidades básicas. É grande a lista de problemas, que colocam em dúvida a qualidade da formação acadêmica.

Em Sinop, terão agora que decidir se encerram uma greve que se estende desde 22 de julho. Ao voltar para casa, os alunos de Sinop deixaram um último ato de rebeldia. Uma faixa em frente à reitoria, escrito assim: “Disponível para ocupação”, em uma clara indicação aos demais grupos insatisfeitos com o andamento da Universidade, para que também reajam.

Fonte e foto: ADUFMAT/ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias