Docentes no debate sobre previdência complementar SVG: calendario Publicada em 20/08/13 17h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/08/13 17h48m
SVG: views 427 Visualizações

Professora UFRJ falou em evento do Sinasefe sobre Funpresp

Alt da imagem
Sara Granemann: previdência complementar é incerta e explora o trabalhador

A Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público) permite que o governo atue no mercado especulativo, por meio de compra de ações e títulos públicos. E, em função disso, como qualquer investimento, pode falir sem aviso. A informação é da professora Sara Granemann, da Escola de Serviço Social da UFRJ, que também milita junto ao movimento sindical docente. Ela esteve abordando o tema durante a 117ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), no último sábado (17), em Brasília.

O alerta da professora foi feito tanto para os servidores da ativa e/ou aqueles que já possuem o direito de aposentadoria integral e, que, caso aceitem a indução do governo, estarão comprometendo o futuro numa previdência incerta. Isso porque esses fundos, que movimentam quase um trilhão ao ano, não são revertidos aos trabalhadores, muito menos para melhorias na educação e saúde pública. A pesquisadora em previdência destacou contundentemente que nenhum servidor público é obrigado a se vincular à Funpresp. Segundo ela, essa é uma nítida forma de exploração do trabalho.

O ANDES-SN lançou, ainda na primeira quinzena de agosto, materiais que visam esclarecer a categoria docente sobre os perigos a partir da adesão à Funpresp. Os materiais impressos já chegaram à Sedufsm e serão encaminhados ainda esta semana aos filiados. A jornada de lutas contra o Funpresp foi deliberada durante o 58º Conad, em Santa Maria, de 18 a 21 de julho.

Senado

Nesta terça, 20, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) alertou para a necessidade de maior transparência e segurança nas aplicações financeiras das entidades de previdência complementar. OP pronunciamento da senadora ocorreu após comentar audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para discutir os problemas das aplicações de alto risco de fundos de previdência.

Na avaliação da senadora, os depoimentos colhidos durante a reunião, como o do diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), João Maria Rabelo, revelaram de maneira clara que muitos dos participantes dos fundos complementares têm muitas dúvidas e informações escassas sobre o funcionamento dos mesmos e a segurança de suas aplicações.

A audiência pública foi proposta por Ana Amélia em razão dos prejuízos recentes das aplicações dos fundos de previdência complementar em ações de empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista. De acordo com a senadora, o Fundo de Pensão do Banco do Brasil (Previ) acumulou perdas de mais de R$ 14 bilhões com aplicações nas empresas do empresário.

Fonte: Sinasefe e Agência Senado
Foto: Sinasefe
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias