PEC 300: indignação toma conta de bombeiros e PMs SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/08/13 15h43m
SVG: views 94 Visualizações

Câmara adia votação da proposta que cria o piso para setembro

Alt da imagem
Manifestantes ocuparam o plenário da Câmara Federal nesta terça, durante meia hora

A indignação tomou conta de centenas de manifestantes vinculados às polícias militares e Corpo de Bombeiros, nesta terça (20), em Brasília. Eles aguardavam com ansiedade a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que cria um piso nacional para as duas categorias. A PEC foi votada em primeiro turno ainda no ano de 2010, mas por pressões externas dos governos federal e estaduais, até agora essa deliberação final não aconteceu.

Os manifestantes chegaram a invadir o plenário da Câmara, que foi ocupado durante meia hora. Após a negociação com a direção do Legislativo, a Casa foi desocupada e a votação da proposta que cria o piso deverá acontecer somente no dia 16 de setembro. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que acalmou os invasores, disse que os policiais agiram "no desespero e na aflição", mas afirmou que o ato deixa lições aos deputados. "Esse protesto mexe conosco, com as nossas tradicionais enrolações. Precisamos reavaliar os nossos compromissos", disse. Ele lembrou que os deputados esperam há anos a votação em segundo turno da PEC.

O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) condenou a invasão do plenário, mas defendeu o pleito dos policiais. "Todo presidente que assume faz o compromisso de votar, mas nunca se vota. Isso vai deixando o pessoal desesperado", disse. O líder da minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), também cobrou a votação da PEC. "Essa proposta não pode ficar na gaveta com medo do resultado. Não podemos ter medo de discutir os temas", disse.

Segundo a PEC, caberá ao Executivo estabelecer um piso nacional para policiais civis e militares e bombeiros militares. O texto também prevê a criação de um fundo para compensar os estados. Governadores são contrários à PEC, que afetaria os orçamentos estaduais.

Em um blog criado para fazer o acompanhamento do tema da PEC 300 – o blog do Almança- o clima é de bastante animosidade. A frase de destaque no espaço virtual é “Sem PEC, sem copa”. Conforme os textos postados, a reivindicação de PMs e bombeiros é de que os deputados votem logo a proposta.

Alguns dos pronunciamentos no blog afirmam: “Se não querem aprovar que digitem ‘Não’, mas essa PEC precisa ser votada, com risco das forças policiais entrarem em convulsão e promover uma paralisação nacional às portas da Copa do Mundo. As consequências recairão sobre o Congresso Nacional que não tem autonomia e faz a vontade de sua majestade Dilma.”

Fonte e foto: Agência Câmara e Blog do Almança (www.pec300.com)
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias