Câmara pode votar PL de fundações estatais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/08/13 18h28m
SVG: views 238 Visualizações

Sindicatos alertam para riscos da proposta privatizante

Alt da imagem
Material da campanha contra a aprovação do PL 92/07

A Câmara dos Deputados poderá apreciar esta semana o projeto que institui as fundações estatais de direito privado no serviço público, o que muito preocupa os trabalhadores da esfera pública e do movimento sindical em geral. “O governo tenta de todas as formas se desobrigar das tarefas que lhe são impostas, querendo por iniciativas como a do Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07, que oficializam a submissão do Estado às políticas de mercado, neoliberais”, avalia Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN.

O PL, que é de autoria do Executivo, permite que as fundações estatais de direito privado atuem no desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos, que não sejam exclusivas do Estado e não exijam o exercício do poder de autoridade. Através do PLP, altera-se a gestão dos Hospitais de Ensino, através da mudança da natureza jurídica dos hospitais, possibilitando inclusive a contratação de pessoal para as fundações estatais de direito privado de acordo com as regras previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas e não mais pelo regime jurídico único.

O ANDES-SN, a Fasubra, e diversas outras entidades, posicionam-se contrariamente a essa flexibilização contida no PL 92/07. Além da CSP-Conlutas, uma das centrais sindicais que critica o projeto é a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). De acordo com o secretário de Serviço Público e do Trabalhador Público da entidade, João Paulo Ribeiro, os sindicalistas defendem a contratação de pessoal aprovado em concurso público e do quadro das universidades federais de ensino.

“A aprovação do projeto significa a privatização do setor. Reforçamos nossa bandeira por Serviços Públicos de qualidade, pautado por uma política de Estado socialmente forte que cumpra com seu papel, garantindo plenamente os direitos à cidadania para todos”, destaca João Paulo, que também é dirigente da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra Sindical).

Fonte: CTB
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias