Livro debate a desindustrialização do Brasil SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 888 Visualizações

Professor da UFSM participa de publicação sobre tema atual

Alt da imagem

O processo de desindustrialização do Brasil é explicado e explorado no livro ‘A desindustrialização brasileira’, que tem como um de seus organizadores o professor do departamento de Ciências Administrativas da Ufsm, Daniel Arruda Coronel. Lançada pela editora da Unisinos, a publicação traz seis artigos elaborados por pesquisadores de importantes instituições de ensino superior do país, que explicam as linhas de pensamento econômico necessárias ao entendimento do processo por que passa o setor industrial nacional. Ao lado de Coronel também estão, como organizadores do livro, os professores André Filipe Zago de Azevedo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Carmem Feijó (Universidade Federal Fluminense).

“O livro A desindustrialização brasileira visa colaborar com a discussão sobre se o setor industrial vem passando por um processo de desindustrialização, que a grosso modo, pode ser entendido como perda da participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB). As causas para isto estão relacionadas à abertura desordenada da economia brasileira, à sobrevalorização cambial, às altas taxas de juros e ao elevado custo Brasil”, explica Coronel, ressaltando que o prefácio do livro é de autoria do ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Na avaliação de Coronel, o setor industrial está passando por vários desafios advindos dos elevados custos de logística, infraestrutura, trabalhistas e previdenciários, dentre outros. Com 248 páginas, o lançamento traz textos que caminham por evidências empíricas e levam à conclusão de que o fenômeno de desindustrialização precoce realmente chegou ao país.

Quem quiser obter o livro deve acessar o site www.edunisinos.com.br.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Imagem: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias