ANDES-SN chama docentes para novo ato contra a Ebserh SVG: calendario Publicada em 10/09/13 15h57m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/09/13 15h59m
SVG: views 155 Visualizações

Manifestação ocorre na quinta-feira, 12, na reitoria da UFRJ

Alt da imagem
Reunião do Conselho Universitário que entrou em conflito com o Estatuto da UFRJ

O ANDES-SN está chamando as seções sindicais a fortalecerem o ato Nacional de Luta Contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que será realizado na próxima quinta-feira (12), a partir das 9 horas, no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A data servirá para uma nova reunião do Conselho Universitário para deliberar sobre a adesão à Ebserh. Confira neste link a circular que o ANDES-SN enviou para suas seções sindicais.

O ato contra a Ebserh contará com a presença de representação da Fasubra, Sinasefe e outros movimentos sociais que defendem a autonomia das universidades e a saúde publica.

Recentemente, ignorando o que diz o Estatuto da UFRJ e, inclusive, desconsiderando os encaminhamentos das comissões permanentes do colegiado, o reitor Carlos Levi encaminhou a votação, de forma confusa e como questão de ordem, para a realização de uma sessão ordinária, que requer apenas maioria comum, para decidir sobre a gestão do complexo hospitalar da instituição. Leia aqui mais informações sobre os encaminhamentos do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) referente a adesão da Ebserh.

Postura do Reitor da UFRJ repudiada

No editorial “Em defesa da UFRJ”, divulgado no site da Adufrj – SSind, o presidente da seção sindical do ANDES-SN, Mauro Iasi, ressalta que a Ebserh é parte do projeto de desmonte do Estado, flexibiliza direitos e mercantiliza os serviços, fere a autonomia universitária e quebra a relação essencial entre ensino, pesquisa e extensão.

“O Magnífico Reitor, senhor Carlos Levi, assumiu claramente a defesa da empresa e de sua imposição, perdendo de maneira inequívoca o caráter que lhe seria necessário: de mediador de um debate tão delicado e complexo como o que enfrentamos. E sua convicção na alternativa imposta pelo governo é tamanha que não hesita em defendê-la mesma que isso signifique oferecer ao altar do sacrifício nosso regimento e o funcionamento e a legitimidade de nossos órgãos colegiados”, destaca o editorial.

Ainda sobre a postura do reitor da UFRJ na última reunião do Consuni, o professor da instituição e membro do órgão colegiado, Roberto Leher, escreveu: “Na exótica e incompreensível formulação do Reitor da UFRJ, professor Carlos Levy, na sessão do dia 05/09/2013, o gestor apresentou o incrível silogismo: SE a Resolução nº 28/10 (estabelecida em sessão especial) pode definir o conjunto de todas as unidades ou órgãos suplementares, LOGO a resolução que altera o universo de todas as unidades (de modo que o Complexo Hospitalar passaria a ser composto por parte das unidades...) pode ser deliberada em sessão ordinária, alterando o caput do Art. 17 do Estatuto! Aos incrédulos, sugiro examinar a TV CONSUNI da sessão”. Leia aqui o texto completo.

Fonte e foto: ANDES-SN
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias