PL da Mídia Democrática segue recolhendo assinaturas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/09/13 11h45m
SVG: views 197 Visualizações

Projeto objetiva reconfigurar o cenário da comunicação do país

Alt da imagem

A busca pela democratização dos meios de comunicação do país ganhou força desde que surgiu o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações –, conhecido como Lei da Mídia Democrática, que a partir de uma reflexão sobre a estruturação da mídia brasileira, propõe mudanças para o setor. Ampliar a liberdade de expressão para todos os cidadãos e desconcentrar o monopólio dos meios de comunicação são as principais bandeiras do projeto que é apoiado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, e suas Seções Sindicais. O ponto chave da campanha é a coleta de assinaturas para que o projeto possa tramitar como vontade da população no Congresso Nacional. Para isso, é necessário alcançar o número de 1,3 milhão de adesões. O prazo para o recolhimento de assinaturas se estende até o dia 22 de setembro. Informações sobre a coleta de assinaturas acesse aqui.

A bandeira pelo ‘direito a comunicação livre’ virou pauta de luta de vários movimentos, seja de trabalhadores, estudantes e outros segmentos. O debate ampliou a consciência para a necessidade de tornar os meios midiáticos plurais, ou seja, que a diversidade do povo brasileiro possa ser representada. De acordo com a campanha, é preciso derrubar os grupos econômicos que controlam a comunicação, desse modo, seria possível garantir a democracia e o verdadeiro intuito da liberdade de expressão.

‘D Docente’ aprofunda debate sobre democratização da mídia

A edição do dia 6 de setembro do programa semanal da Sedufsm, o ‘D Docente’, abordou, entre outras questões, a importância de discutir as consequências do oligopólio dos meios de comunicação do Brasil. O programa contemplou quadros de entrevistas com docentes da UFSM, como Humberto Gabbi Zanatta e Diorge Konrad. Também participaram a representante do Levante Popular da Juventude, Luciele Oliveira e os jornalistas que representam mídias independentes, como Claudemir Pereira, e mídias alternativas, como Alexandre Haubrich e João Victor Moura. O programa pode ser conferido através deste link.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Imagem: ilustração da campanha
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias