Mostra de arte docente destaca parceria de entidades SVG: calendario Publicada em 18/09/13 18h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/09/13 18h50m
SVG: views 862 Visualizações

Exposição de obras vai de 17 a 27 de setembro, na Apusm

Alt da imagem

A noite da última terça-feira, 17, foi marcada pela reinauguração da exposição artística ‘Educação pela arte - o legado docente para a cultura’, que teve seu início no dia 22 de agosto, durante o projeto ‘Vivências’. Com 22 obras de professores artistas da UFSM, o evento ocorreu na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), trazendo, novamente, os trabalhos para a apreciação da comunidade santa-mariense. As obras ficarão expostas na sede da Associação até a sexta-feira da semana que vem, dia 27.

A Sedufsm esteve representada por seu vice-presidente, Julio Quevedo, e pelo diretor Humberto Gabbi Zanatta. Em sua fala, Zanatta ponderou que talvez a parceria entre Sedufsm e Apusm já venha tardia. “Nós temos, certamente, muitas parcerias pela frente. Agradecemos em nome da Sedufsm, mais uma vez, aos professores que tiveram essa sensibilização. Que nós saibamos em parceria – Sedufsm, Apusm e artistas – usar este espaço muito melhor para o bem de todos nós, da arte e da cultura de Santa Maria. E, também, para o bom astral dessa cidade que está precisando olhar para frente, ser mais alegre e mais otimista. E quem faz isso é a arte e a cultura”, diz Zanatta, e conclui: “Essa parceria deve continuar para o bem de Santa Maria e para o bem das nossas entidades”.

Darcila Delacanal Castelan, 2ª secretária da Apusm, salientou que uma maior integração com o sindicato também é um interesse da Associação. “A Apusm está aberta à comunidade. Todos aqueles que quiserem usar das nossas dependências para mostrar a sua participação cultural, os seus talentos, serão recebidos de braços abertos por todos nós. Nos sentimos honrados e agradecidos pela referência que nos é dada nessa noite, de apresentar um pouco das obras artísticas dos nossos professores, especialmente os do Centro de Artes e Letras (CAL)”, diz a professora.

Em nome dos artistas expositores, Vani Foletto também falou, agradecendo à Sedufsm e à Apusm pela oportunidade de ali estarem expondo suas obras e participando da convivência – animada por um coquetel e degustação de vinhos Dom Robertto. Outra manifestação foi do próprio Roberto Beltrami, produtor dos vinhos, que disse sentir-se, ele próprio, um artista. “Fazer vinho é uma arte. Eu faço vinho não para ganhar dinheiro, mas pela felicidade e alegria. No rótulo do meu vinho tem um quadro da Sandra Knackfuss”, diz Beltrami, lembrando-se de uma ocasião em que cerca de 150 pessoas, de diversas regiões do país, reuniram-se em uma festa no hotel Itaimbé. Muitos deles levaram uma garrafa de vinho para suas cidades. “Levaram vinho com o quadro da Sandra”, rememora Beltrami.

Originalmente apresentada no mês de agosto, no auditório da Sedufsm, a mostra integrou a terceira edição do projeto ‘Vivências na Sedufsm’, numa noite que reuniu artistas, professores e observadores. Devido a pedidos para que o evento fosse reprisado e à preocupação da Sedufsm com a promoção de cultura, uma parceria com a Apusm foi firmada, de modo que a exposição de arte obtivesse um período maior de duração, mantendo seu caráter gratuito e de acesso a toda comunidade santa-mariense.

Obras

Os docentes cujas obras estão expostas novamente no período de dez dias são: Juan Amoretti, Sandra Knackfuss, Silvestre Peciar Basiaco, Alphonsus Benetti, Ana Lúcia Oliveira, Máucio, Reinaldo Pedroso, Vani Foletto, Regina Rigão, Lusa Aquistapasse, Marlene Noscosqui, José Francisco Goulart, Fátima Menezes de Mesquita. A exposição também trará trabalhos de professores já falecidos, tais como Claudio Carriconde, Wagner Dotto, Ivandira Dotto Saldanha e Clébio Sória. A abertura oficial será na próxima terça-feira, 17, às 18h, na Apusm.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Fotos: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias