CSP-Conlutas rechaça proposta sobre piso do magistério SVG: calendario Publicada em 25/09/13 12h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 25/09/13 12h17m
SVG: views 361 Visualizações

Central questiona posição de governadores e da CNTE sobre reajuste

Alt da imagem
Cavalheiro em uma das mobilizações que ocorreram em Santa Maria durante a greve do magistério

Há anos o valor da remuneração dos profissionais do magistério é pauta de embate entre Governos e entidades sindicais que representam a categoria. Desta vez, a discussão é em torno da porcentagem de reajuste salarial para 2014. A lei estabelece que os ajustes anuais são baseados nos cálculos do Fundeb (Fundo para a Educação Básica). A fim de modificar os indicadores de reajuste da folha de pagamento dos professores, governadores se uniram para propor um novo parâmetro de cálculos, alegando que o atual modelo não acompanha as condições orçamentarias da União. A possível alteração no salário do magistério é condenada pela CSP-Conlutas, visto que resultaria na perda de direitos que já constam em lei.

Na prática, ano que vem os professores deveriam ter um aumento de 19% em relação ao valor do piso, atualmente fixado em R$ 1.567,00, o que corresponderia a uma remuneração mensal de R$ 1.864,73. A estimativa do Fundeb é contestada por 27 governadores, que se adiantaram e propuseram para o Executivo um reajuste em torno de 7%.

“O índice proposto pelos governadores é baixíssimo, repudiamos essa política e defendemos o que sugere o Fundeb”, enfatiza o professor Jeferson Cavalheiro, membro da CSP-Conlutas em Santa Maria e integrante do grupo sindical ‘Democracia e Luta’, que atua na base do Cpers/Sindicato.

Cavalheiro também destacou sua insatisfação com o posicionamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pois discorre que a entidade está defendendo os índices de reajuste baseados no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). “Precisamos nos mobilizar para que a CNTE esteja do nosso lado e não adote essa postura”, alertou.

Cristovam Buarque é contra mudança na lei

E a postura dos governadores repercutiu no Senado da República. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), lamentou a atitude dos chefes dos Executivos estaduais: “Os governadores vão tentar uma lei alternativa que reduza o salário do professor. Esse vai ser o único país do mundo a fazer uma lei para reduzir o salário previsto para o professor”, denuncia o senador, que foi um dos proponentes da lei do piso.

Para ele, a aprovação de projetos de lei com o intuito de reduzir o salário dos professores demonstraria um retrocesso na educação do país. “Façam um esforço, busquem conseguir esse dinheiro e se, de fato não tiver como encontrar esse dinheiro, não tentem tirar dos professores. Se não podem realmente pagar, entreguem essas escolas ao governo federal, que é a minha ideia com a federalização, que é a PEC 32/2013”, defende Buarque.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Foto: arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias