ANDES-SN critica sanção com vetos do PL da carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/09/13 14h16m
SVG: views 175 Visualizações

Sindicato avalia que vetos do governo ao projeto mantêm distorções

Alt da imagem
Schuch: vetos acabam com as já poucas perspectivas positivas da lei da carreira

A Presidência da República sancionou, com oito vetos, o Projeto de Lei de Conversão 18/2013, oriundo da Medida Provisória 614/2013. O texto final, convertido na Lei 12.683/2013 foi publicado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União. A avaliação do ANDES-SN é de que esses vetos prejudicam a estruturação da carreira, mantendo distorções introduzidas pelo próprio governo.

A MP 614/13 foi editada pelo Executivo no início do ano com o objetivo de corrigir erros na lei que trata especificamente da carreira dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE). No entanto, o PLV 18/2013 não se limitou a alterar a lei 12.772/12, e introduziu também mudanças em outras legislações, como a que trata das Fundações de Apoio e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Luiz Henrique Schuch, 1º vice-presidente do ANDES-SN, observa que os dois primeiros vetos são sobre um dos poucos pontos que parecia positivo na Lei de Conversão, que previa a possibilidade de reposicionamento, a critério da Instituição Federal de Ensino, dos candidatos habilitados em concursos que já forem docentes em outra IFE.

“Certamente esse assunto será judicializado. É difícil aceitar que alguém que já estava posicionado há anos em determinado nível, seja submetido obrigatoriamente ao nível inicial na mesma carreira, simplesmente por passar a atuar por concurso em outra universidade congênere, na mesma esfera governamental”, avalia Schuch.

O diretor do ANDES-SN ressalta ainda que "nem a MP nem a Lei sancionada pela Presidência enfrentam questões significativas da carreira, além de aprofundarem o ataque à Constituição Federal e ao principio republicano, interpondo um ente privado entre a Universidade pública e as atividades públicas a ela inerente". Confira aqui a mensagem com vetos da presidência. Confira também aqui o texto da lei 12.683/13.

Texto: ANDES-SN
Foto: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias