Polícia do Ceará agride professores estaduais SVG: calendario Publicada em 29/09/11 15h04m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/09/11 15h28m
SVG: views 1858 Visualizações

Docentes em greve protestavam contra reajuste insuficiente

Alt da imagem
Agressão policial deixou professores feridos

Professores estaduais do Ceará, em greve há 54 dias, foram duramente agredidos hoje pela polícia ao tentar entrar no plenário da Assembleia Legislativa. A intenção dos docentes era impedir a votação da proposta de piso salarial feita pelo governador Cid Gomes (PSB). Com os professores do lado de fora, os deputados aprovaram o projeto que reajusta o salário da categoria abaixo da Lei do Piso Nacional.

Revoltados com a proposta do governo estadual, que não reajusta o salário mínimo de professores com ensino médio para R$ 1180,00 – com prevê a lei – os docentes estão acampados no prédio da Assembleia do Ceará desde ontem (28). Em resposta à greve, que já dura quase dois meses, o governador havia enviado a proposta de reajuste ao legislativo em regime de urgência.

Hoje pela manhã, quando se iniciou a sessão, cerca de 300 professores foram impedidos de entrar, pela polícia e por funcionários da casa. Os protestos se intensificaram e alguns professores conseguiram romper a barreira policial, porém foram agredidos pelo Batalhão de Choque. Segundo o vice-presidente do sindicato da categoria (APEOC), Reginaldo Pinheiro, “vários professores ficaram feridos e sangrando”.

Na sessão, sem a presença dos manifestantes, a proposta de Cid Gomes foi aprovada. Quatro deputados votaram contra a aprovação da matéria: Eliane Novais (PSB), Heitor Férrer (PDT), Augustinho Moreira (PV) e Roberto Mesquita (PV). A deputada Eliane Novais disse que o Governo agiu de forma truculenta ao acionar o Batalhão de Choque. “É uma forma truculenta de lidar com os professores”, afirmou.

Texto: Mathias Rodrigues (estagiário) com informações de G1 e TV Verdes Mares
Foto: Blog do Eliomar
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias