Burmann se propõe a dialogar sobre Ebserh SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/10/13 18h42m
SVG: views 273 Visualizações

Reitor eleito vai ouvir entidades sobre adesão da UFSM

Alt da imagem

O reitor eleito da UFSM, Paulo Afonso Burmann, disse ao presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, que está disposto a dialogar com as entidades representativas sobre a questão da adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Uma reunião com as entidades deve ocorrer antes de sexta, 11, data marcada pela apreciação pelo Conselho Universitário (Consu) da proposta de adesão à Ebserh.

Em depoimento à assessoria de imprensa da Sedufsm, Burmann comentou que a responsabilidade pela proposta que está indo para o Consu é da atual gestão, comandada por Felipe Müller e Dalvan Reinert, e que foi aprovada pelo Conselho de Administração (Conad) do Husm. Segundo ele, houve uma comissão do Conad que avaliou a proposta, mas se limitou a fazer um parecer com considerações, que depois foram enviadas para a direção da empresa, em Brasília.

Apesar de não ter “segurança” sobre a adesão ser a única alternativa para os problemas e carências vivenciados pelo Husm (que são urgentes, conforme Burmann), o reitor eleito cita como elemento que complica sua situação o fato de o centro ao qual dirige (CCS) ter aprovado, ainda em 2012, a adesão à Ebserh, o que lhe coloca numa espécie de saia justa. Além disso, as precariedades enfrentadas pelo hospital não têm uma outra solução no curto prazo, avalia ele.

Em nota publicada nesta terça, a Sedufsm externou a posição da entidade através da fala de seu presidente. Para Rondon, as justificativas para aprovar a adesão à Ebserh agora, no apagar das luzes da gestão Felipe/Dalvan são inaceitáveis. Ele sugere que o novo reitor se disponha a rediscutir essa questão e não aceite uma imposição de uma gestão que está deixando a UFSM.

Além da seção sindical dos docentes, o sindicato dos servidores mantém sua posição contrária à Ebserh. Já o segmento discente, conforme Alex Monaiar, do Diretório Central de Estudantes (DCE) irá discutir a pauta da adesão à Ebserh em um conselho de diretórios acadêmicos (DAs) nesta quinta, às 19h. Conforme Monaiar, a posição do grupo que comanda o DCE é contra a Ebserh como gestora do Husm.

Monaiar partilha do mesmo entendimento dos sindicatos, segundo o qual, a implantação da Ebserh abre uma brecha para a privatização dos hospitais universitários. Além disso, flexibiliza as relações de trabalho e gera perda de autonomia por parte da universidade.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias