17 de outubro: mobilização nacional contra o leilão de Libra SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/10/13 11h26m
SVG: views 200 Visualizações

Entidades sindicais organizam data para impedir privatização

Alt da imagem

A CSP-Conlutas e demais entidades sindicais, do movimento popular e estudantil, convocam uma data nacional de mobilização para impedir que o governo federal dê continuidade ao processo de leiloar áreas petrolíferas. A fim de não comprometer o futuro do país, no dia 17 de outubro, quatro dias antes do leilão de Libra, haverá manifestações em todo o Brasil.

A presidente Dilma Rousseff declarou que o Campo de Libra - pré-sal da Bacia de Santos, irá a leilão no dia 21 de outubro. Na avaliação dos sindicatos, essa medida pode ser considerada como a maior privatização do país. Em resposta, o governo explica que o dinheiro arrecadado com “as vendas” serviria como parte do pagamento dos juros e amortização da dívida pública.

Conforme estatísticas veiculadas na imprensa, depois que a presidente foi eleita, além de seguir com a política de privatização, durante seu primeiro leilão, só a 11ª rodada, entregou mais blocos de petróleo que o governo FHC em oito anos. Além da entrega do petróleo para as multinacionais, o dinheiro não é revertido para a população. O montante é destinado para os bancos dos donos das multinacionais petrolíferas.

Até o momento, um total de nove empresas ou grupos apresentaram as garantias de oferta para participarem do leilão. Contudo, mesmo as nove empresas tendo apresentado as garantias, no valor de R$ 156 milhões, não significa que o número de participantes será esse. Ao todo, 11 companhias estão inicialmente inscritas (incluindo a Petrobras). Como as garantias de oferta podem ser depositadas por empresas individualmente, ou por grupos de empresas juntas em consórcios, ainda não é possível saber ao certo o número final. A área a ser leiloada possui reservas estimadas entre 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo.

Texto: Carina Carvalho (estagiária) com informações da CSP-Conlutas e O Globo
Foto: CSP-Conlutas
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias