Petroleiros indicam greve para 17 de outubro SVG: calendario Publicada em 14/10/13 10h20m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 220 Visualizações

Sindicalismo está solidário à luta pela suspensão do leilão de Libra

Alt da imagem

Centrais sindicais em todo o país, entre elas, a CSP-Conlutas, junto com importantes sindicatos, como o ANDES-SN e suas seções sindicais, estão empenhadas em apoiar a luta dos petroleiros, que estão defendendo não apenas melhoria salarial, mas também tentam evitar o filão de poços de petróleo que o governo Dilma quer leiloar para empresas privadas.

No que se refere às questões salariais, a proposta oferecida pela Petrobrás de reajustar o salário dos petroleiros foi rejeitada. Após avaliar as cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela empresa, a categoria não aceitou os índices por não corresponderem a um aumento real de 5% no salário. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), os trabalhadores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, 17.

Os sindicatos filiados à FUP estão realizando assembleia em diversos estados para organizar as manifestações de paralisação, bem como dar continuidade na luta contra a privatização do petróleo. A greve com parada de produção é uma resposta dos trabalhadores aos gestores da Petrobrás, que só após dois meses, apresentaram uma proposta que não contempla as reivindicações da categoria. Eixos fundamentais da pauta, como saúde e segurança, fundo garantidor para os terceirizados, revisão do PCAC, combate ao assédio moral, melhoria dos benefícios, entre outras questões, segundo os petroleiros, foram ignoradas pela empresa.

Em defesa do campo de Libra

O campo de Libra (pré-sal da Bacia de Santos) foi descoberto pela Petrobrás e tem reservas entre 12 e 15 bilhões de barris, um patrimônio estimado em 1 trilhão e 500 bilhões de dólares. Por lei, o governo pode permitir que esse reservatório fique inteiramente com a estatal, mas, através da realização de leilões, poderá pertencer as multinacionais. Para impedir que o patrimônio seja privatizado, mais de 80 movimentos sociais estão unidos com a intenção de exigir o fim do leilão marcado para o próximo dia 21.

Confira o calendário de luta indicado pela FUP:

· 17\10 – Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra, com atos nas capitais do país. Esta data também é referência para indicativo da greve dos petroleiros.

· 21\10 – Ato Público com participação de todas as centrais e movimentos sociais em protesto contra a realização do leilão de Libra.

Texto: Carina Carvalho (estagiária) com informações da FUP
Imagem: FUP
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias