Sedufsm se engaja no ‘Outubro Rosa’ SVG: calendario Publicada em 16/10/13 11h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/10/13 11h50m
SVG: views 84 Visualizações

Campanha mundial incentiva prevenção do câncer de mama

Alt da imagem

Neste mês de outubro, a Sedufsm está engajada na campanha que ganhou o mundo desde a década de 90. Com o objetivo de alertar as mulheres sobre o câncer de mama, o ‘rosa’ toma conta do mês – são diversas as maneiras de participar do movimento que mostra a importância do diagnóstico precoce da doença. Ao longo do mês, além da já tradicional iluminação de monumentos e fachadas, são realizadas palestras, campanhas veiculadas na mídia, ações e outras iniciativas para conscientizar, através da informação, o maior número de pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, em virtude de a doença ser diagnosticada em estádios avançados. Ainda segundo a OMS, este tipo de câncer é o mais frequente no mundo, e também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Para sinalizar o apoio ao movimento popular, a Sedusfm reforça a importância do combate a essa doença, e uma das iniciativas do sindicato foi a colocação de um refletor rosa para iluminar a frente da sede. As ações internacionais durante o ‘Outubro Rosa’ chamam atenção, principalmente, para os exames de prevenção que as mulheres devem fazer a fim de detectar a doença ainda em estágio precoce.

Símbolos da campanha

A escolha do mês é em virtude do início da campanha, que começou em 1990, em Nova Iorque, e desde então, os norte-americanos começaram a promover anualmente, sempre no mês de outubro, atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. Assim como o uso do laço cor-de-rosa, que também foi introduzido em uma campanha nos Estados Unidos, e com o passar do tempo, se tornou um símbolo mundial da feminilidade, solidariedade e mobilização da luta contra o câncer de mama. O uso do laço fomenta a divulgação da campanha.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Foto: Divulgação/ Google
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias