Vereadores debatem Ebserh em audiência pública SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/10/13 17h31m
SVG: views 614 Visualizações

Comissões chamam para reunião no próximo dia 23 de outubro

Alt da imagem
Audiência pública sobre a Ebserh em março de 2011, na Câmara de Vereadores

A discussão sobre a adesão da UFSM à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) repercutirá na Câmara de Vereadores de Santa Maria na próxima quarta-feira, 23. Inicialmente debatida na Comissão de Educação, Cultura e Lazer e Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a proposta de audiência pública foi encaminhada ao presidente da Casa, Marcelo Bisgono, e aprovada em plenário. Com início às 14h, a reunião deverá ser, nos próximos dias, amplamente divulgada para os veículos de comunicação e entidades locais.

Jorjão, vereador petista, vice-presidente da Comissão de Educação, que também é servidor TAE da UFSM, diz ser necessária uma ampla discussão não apenas com a comunidade universitária, mas também com a sociedade santa-mariense, a fim de se avaliar todos os sentidos dessa empresa. “Sempre tive um posicionamento contra a Ebserh nos moldes que foi colocada. Inclusive em minha candidatura fiz uma moção de repúdio contra a questão”, diz Jorjão.

Manoel Badke, vereador do DEM em Santa Maria e professor da UFSM, ressaltou posicionamento contrário à implementação da empresa pública de direito privado nas universidades. Lembrando que ele mesmo, como docente, era membro do Conselho Universitário (Consu) da Ufsm quando foi rejeitada, por unanimidade, em 2011, a proposta da Medida Provisória (MP) 520, Badke elenca alguns fatores que reforçam a contrariedade à Ebserh.

Segundo o vereador, “os motivos são muitos, entre eles a forma que será adotada com relação aos servidores - não seria mais via MEC, a parte da educação estaria comprometida, haveria possibilidade de alguns planos de saúde... são vários fatores terminando com o SUS e a saúde pública”, opina o vereador, que é vice-presidente da Comissão de Saúde. Badke diz que, na reunião desta terça-feira, 15, propôs que fossem convidados para a audiência os deputados Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobon.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto:Arquivo/Sedufsm
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias