Petroleiros iniciam greve em refinarias e terminais SVG: calendario Publicada em 17/10/13 14h29m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/10/13 14h30m
SVG: views 113 Visualizações

Movimentos sociais protestam contra leilões de poços de petróleo

Alt da imagem
Petroleiros em greve por pauta de reivindicações, que se contrapõe ao leilão de Libra

Para protestar contra o leilão do Campo de Libra e por avanços na pauta de reivindicações, os trabalhadores da Petrobrás iniciaram no final da noite de quarta-feira (16), greve por tempo indeterminado em várias refinarias e terminais do Sistema Petrobrás. Nos campos de produção terrestre da Bahia, os petroleiros anteciparam a paralisação para as 20 horas nas estações de Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Socorro, Marapé e Dom João. Ao mesmo tempo, movimentos sociais realizam ocupações em órgãos públicos em vários pontos do país.

Nas refinarias de Duque de Caxias (Reduc), Manaus (Reman), Paulínia (Replan) e Mauá (Recap), os trabalhadores cortaram a rendição do turno às 23 horas e 23h30. O mesmo aconteceu nos terminais de Cabiúnas (Norte Fluminense), Campos Elíseos (Duque de Caxias), Guararema, São Caetano, Barueri e Guararema (São Paulo) e na Termorio (Duque de Caxias)
.
Em 42 plataformas da Bacia de Campos e na Rlam (Bahia), a paralisação começou a zero hora desta quinta e nas demais bases da FUP iniciou na manhã desta quinta-feira (17). Os petroleiros exigem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo pretende ofertar às empresas privadas no próximo dia 21.

No Terminal de Cabiúnas, em Macaé, houve corte de rendição às 23h e a operação foi assumida pela equipe de contingência da empresa. O Sindipetro-NF recebeu informação de que a entrega da operação também foi antecipada na plataforma P-08. No Terminal de Guararema, em São Paulo, 100% do turno aderiu à greve. Na Reduc, em Duque de Caxias, a participação dos trabalhadores do turno é de 85% e na Termorio, de 100%. Na Reman, a adesão é também de 100% do turno. Pela manhã, a greve será reforçada por um grande ato na porta de refinaria contra o leilão de Libra e oPL 4330. Os diretores dos sindicatos permaneceram em plantão durante a madrugada nas bases, sedes da entidades e nos telefones celulares, a fim de monitorar os primeiros passos da paralisação.

A estimativa dos sindicatos era de transformar esta quinta em um Dia Nacional de Luta Contra o Leilão de Libra, com a realização, além da greve, de atos e mobilizações em diversas cidades do país. Entidades sindicais, como federações, sindicatos e centrais, além de representantes de movimentos sociais e estudantis, estão unidas na luta pela defesa do petróleo brasileiro.

Prédio ocupado em Belém

Desde às 7 horas desta manhã (17), cerca de 250 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, da Via Campesina, do Levante Popular da Juventude e das centrais sindicais estão ocupando o prédio da Petrobrás, em Belém do Pará.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores e exige o cancelamento do leilão do petróleo do campo de Libra, previsto para o dia 21 de outubro.

Nesta manhã, os manifestantes estão fazendo um ato político em frente ao prédio e panfletagens na rua esclarecendo a população sobre os riscos que a privatização do petróleo representa à soberania nacional. As organizações sociais e sindicais consideram que o leilão deste campo de libra é um erro, pois pode abrir o caminho para a privatização dos demais campos do pré-sal.

Ocupação em Ministério

O Ministério de Minas e Energia foi ocupado na manhã deste dia 17 de outubro por cerca de 1000 pessoas integrantes dos movimentos sociais da Via Campesina e da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia exigindo a suspensão do leilão do campo de Libra.

No último dia 20 de setembro, mais de 90 movimentos sociais e sindicais entregaram uma carta à presidenta Dilma pedindo uma audiência e a suspensão do leilão do campo de Libra. As organizações reclamam que não receberam nenhuma resposta até o momento.

Fonte e foto: FUP
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias