Universidade Estadual do Ceará se prepara para greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 395 Visualizações

Problemas levaram à ocupação da Reitoria do campus de Itaperi

Alt da imagem

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) passa por um momento de intensa agitação política que pode resultar em mais uma greve, depois de mais de cinco anos da paralisação que deu origem à implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e terminou em março de 2008. A Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) já está em greve há 27 dias, com ocupação.

Para a manhã do próximo dia 22 foi convocada uma assembleia geral dos docentes pelo Sinduece, Seção Sindical do ANDES-SN, no campus do Itaperi, no Auditório Central. O movimento estudantil também está organizando reuniões que pautam a greve.

“Embora sendo uma ação parcial e de curta duração, sendo movida por questões específicas, a ocupação da reitoria no campus do Itaperi, em Fortaleza, foi mais uma sinalização de que a situação da Uece, em termos infraestruturais e de carência de professores é insustentável”, afirma a diretoria do Sinduece. Ainda no Itaperi, vários cursos, como História, Pedagogia, Serviço Social, Filosofia e Ciências Sociais, estão pautando indicativo de greve. As especificidades de cada centro, faculdade e curso agrupam-se em uma demanda que envolve expansão, mais financiamento, concurso público, regulamentação do PCCV, campanha salarial, autonomia e democracia.

Os campi de Limoeiro do Norte e Crateús realizarão uma assembleia nesta quinta-feira (17), para debater os problemas gerais e específicos, podendo ainda deliberar sobre estado de greve. Na quarta-feira (16) também ocorreu, no mesmo campi, um encontro com esta finalidade.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará já houve amplo debate entre deputados de oposição e governistas acerca dos problemas das três Universidades Estaduais (Urca, UVA e Uece), provocado pela situação da Facedi. Desta investida haverá uma audiência pública, porém ainda não há data definida.

Apoio à ocupação da reitoria

No último sábado (12), o Sinduece divulgou nota em apoio à ocupação dos estudantes do prédio da reitoria da Uece no campus de Itaperi, no dia 9. “A ocupação ocorre em um momento em que a universidade é bastante afetada com corte de recursos, carência de professores e problemas infraestruturais que impedem a melhoria da qualidade dos cursos e a expansão da oferta, passando ainda por iminente possibilidade de greve geral no interior e capital”, afirma a Seção Sindical do ANDES-SN.

Na sexta-feira (11), uma comissão da direção do Sinduece esteve presente e reforçou o acampamento com recurso financeiro. Itapipoca já passa dos 27 dias de greve com ocupação de prédio reivindicado pelos estudantes para a expansão do campus.

Fonte: ANDES-SN
Fotos: Sinduece
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias