Jantar baile da Sedufsm lota Salão Ouro Preto SVG: calendario Publicada em 21/10/13 17h22m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1182 Visualizações

Evento teve música ao vivo e brindes a sindicalizados e acompanhantes

Alt da imagem

O salão Ouro Preto lotou na noite do último sábado, 19, quando mais de 300 pessoas compareceram ao tradicional jantar baile promovido pela Sedufsm. Acompanhados de amigos ou familiares, os docentes prestigiaram o evento em homenagem ao Dia do Professor. Como destacou Rondon de Castro em seu discurso, o mesmo esforço empenhado na luta pelas condições de vida e pela valorização da profissão foi, também, destinado à organização da festa. O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN não dissociou de suas palavras o conteúdo político que coloca o sindicato em movimento.

“Esse ano o Brasil vai passar por uma prova, que é o leilão de Libra. Pode ser que a exploração do nosso petróleo seja vendida aos estrangeiros. E a Sedufsm, como não podia deixar de ser, está participando do esforço para deter essa barbaridade. A mesma barbaridade que se trata da privatização do nosso hospital universitário. Se estamos lutando é para fazer valer a norma número um do servidor público federal, que é defender o patrimônio público. Hoje é um dia de festa, amanhã retomamos para a luta”, conclui Rondon, propondo, ainda, um brinde aos convidados.

Após o jantar, a banda ‘Agito Capilar’ fez dançarem adultos e crianças, num baile que acompanhou as primeiras horas da madrugada daquele domingo. No salão, inúmeros pares formavam-se e dançavam ao som de estilos diferenciados, indo do forró à música tradicionalista gaúcha.

Ao saírem do jantar, sindicalizados, acompanhantes e crianças levaram consigo uma lembrança da Sedufsm. Aos professores filiados, o brinde contemplou a agenda 2014 da seção sindical – que traz o tema ‘Lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos XIX, XX e XXI’ – e uma caneca personalizada da Sedufsm, em cujo interior vinha um pen drive. Às crianças – que, durante o jantar, foram recebidas no espaço Kids, com brinquedos, pinturas e menu especial – foi elaborado um kit contendo três itens: a revista original ‘As aventuras do indiozinho Bretã’, a versão de colorir desta mesma revista e uma caixa de lápis de cor para instrumentalizar as crianças na atividade lúdica. Os acompanhantes levaram para casa uma caneca de acrílico da Sedufsm.

Congraçamento

Hugo Blois Filho, ex-diretor da Sedufsm, avaliou a importância do evento anual, já que o sindicato não sobrevive especialmente da política sindical, mas também do seu corpo de associados. “E esse corpo de associados são os professores, que têm uma data festiva, o dia 15 de outubro, que é o dia dos professores. E essa data tem de ser referenciada, marcada, com um ato, com uma festa de congraçamento. Acho que esse momento, em que professores se juntam para festejar as vitórias e buscar novas forças para novas lutas, é importante tanto quanto a ação política do sindicato”, opinou Blois.

Ainda que o tom político tenha acompanhado grande parte de seu discurso de abertura, Rondon de Castro resgatou uma palavra em cuja essência casam-se tanto a luta quanto a confraternização: felicidade. “É mais um evento da Sedufsm que, como todos, é voltado a unir os professores. E de qualquer forma, seja nas lutas cotidianas ou na festa, nós lutamos por uma causa só, que é a felicidade. Se nós somos felizes aqui, estamos sendo em todo nosso dia-a-dia, porque sabemos o que é certo. E o certo é um futuro feliz para todo mundo”, diz Rondon.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias