Estaduais da Bahia: comunidade luta por verbas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 73 Visualizações

Fórum representativo define ato público e paralisação

Alt da imagem
Movimento docente luta contra redução orçamentária de universidades

Em reunião realizada na segunda-feira (21), o ‘Fórum das 12’, que reúne as entidades representativas de docentes, estudantes e técnico-administrativos das Universidades Estaduais da Bahia, encaminhou paralisação nos dias 7 de novembro (com ato público nas principais cidades onde existem campi das Ueba) e 11 de dezembro, ambas já aprovadas nas assembleias das Associações Docentes (ADs).

A mobilização dará continuidade à luta contra a redução de verbas para custeio e investimento em 2014, contida no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), enviada pelo Executivo para a Assembleia Legislativa. A diminuição orçamentária é considerada uma provocação pelas representações das entidades, além de ameaçar o funcionamento das instituições.

Para atender a uma solicitação do Fórum de Reitores e do Fórum das ADs, o chefe da Coordenação para o Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Nildon Pitombo, confirmou a reunião com as secretarias da Educação, Administração, Fazenda e Assembleia Legislativa (Alba) para a próxima terça-feira (29), às 16h, na SEC. A pauta versará sobre os efeitos do Decreto 14.710/13 e o orçamento para 2014.

Reivindicação dos professores

A luta do Movimento Docente é por 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Entretanto, a comunidade acadêmica, novamente, é prejudicada com o descaso do governo, que pretende diminuir as verbas destinadas ao funcionamento das Ueba. Pelo projeto da LOA, o governo destinará, em 2014, apenas 4,92% da RLI para as quatro instituições, um índice ainda menor que o deste ano, no valor de 4,98%.

No dia 14 de outubro, o Fórum das ADs esteve na Assembleia Legislativa com o objetivo de reivindicar uma emenda parlamentar à LOA que assegure R$ 430.557.427,49 milhões a mais no orçamento para o próximo ano. Membros da bancada oposicionista se comprometeram a apresentar a emenda, e o líder do governo na Alba tornou atribuir às dificuldades orçamentárias do governo a crise financeira nas universidades. O mais espantoso é que o parlamentar disse estar surpreso com a redução das verbas para custeio e investimento em 2014, mas reconheceu a gravidade da situação e falou que levará o assunto ao governo.

O Fórum das ADs retornará novamente à Alba no dia 29 de outubro, às 9h, quando confirmará a apresentação da emenda.

Fonte e foto: ANDES-SN
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias