Espaços do ANDES-SN ganham nomes de ex-diretores SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/10/13 15h30m
SVG: views 179 Visualizações

Salas homenageiam Osvaldo Maciel e Edmundo Dias

Alt da imagem
Diretor do ANDES-SN, Schuch (E) e a presidente, Marinalva (D) apresentam uma das placas que homenageiam os professores

O Centro de Documentação do ANDES-SN (Cedoc) e a Sala de Reuniões do ANDES-SN receberam no sábado (26) o nome dos ex-diretores do Sindicato, Osvaldo de Oliveira Maciel e Edmundo Fernandes Dias, conforme decidido em encontros anteriores do Sindicato Nacional. A homenagem aconteceu durante o VII Encontro Intersetorial do ANDES-SN, em Brasília.

O 30º Congresso do ANDES-SN, realizado em Uberlândia/MG em 2011, deliberou atribuir ao Centro de Documento do ANDES-SN o nome do professor Osvaldo de Oliveira Maciel; e o 58º Conad, realizado em Santa Maria/RS em julho deste ano, definiu dar à sala de reuniões do 3º andar da sede do ANDES-SN o nome do professor Edmundo Fernandes Dias.

A presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, fez o descerramento das placas com o nome dos dois professores. “O Maciel foi o primeiro presidente desta entidade quando ainda era Associação, e o Edmundo Dias, participou de diversas diretorias e que tanto contribuiu para o movimento docente e para a luta de classe. Ambos estiveram na fundação do ANDES-SN e foram fundamentais para a consolidação desse sindicato. Homenageá-los é uma forma de prestar homenagem a todos os companheiros e as companheiras que contribuíram para a construção e o fortalecimento do ANDES-SN e da nossa luta”, ressalta Marinalva.

Os homenageados

Osvaldo de Oliveira Maciel foi o primeiro presidente do ANDES-SN, em 1982, além de ter sido um dos fundadores da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina, onde também ocupou a presidência. Docente Titular do departamento de Ciências Fisiológicas, do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, Maciel ainda ocupou, em 95, eleito pelo PT, uma vaga na câmara de Vereadores de Florianópolis, assumindo como suplente de Francisco Kuster. Maciel faleceu em 12 de dezembro de 2005.

Edmundo Fernandes Dias também teve participação ativa na criação e construção do ANDES-SN, tendo ocupado, por diversas vezes, cargos na diretoria da entidade: 3º Vice-presidente (1992-1994); Secretário-Geral (1994-1996 e 2000-2002); 3º Secretário (2004-2006), destacando-se com suas contribuições corajosas na construção de um movimento sindical independente e de classe, comprometido exclusivamente com os trabalhadores. Além disso, Edmundo participou da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Campinas (Adunicamp). Ele era docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e faleceu no dia 3 de maio deste ano.

Fonte e fotos: ANDES-SN
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias