Sedufsm autorizada a participar de leilão SVG: calendario Publicada em 28/10/13 19h08m
SVG: atualizacao Atualizada em 28/10/13 19h12m
SVG: views 691 Visualizações

Sindicato quer resgatar histórico Clube do Ferroviário

Alt da imagem
Professor Hugo Blois Filho apresenta em imagens situação do prédio do Clube do Ferroviário

A diretoria da Sedufsm foi autorizada nesta segunda pelo Conselho de Representantes da entidade a participar do leilão do Clube do Ferroviário, que acontece na tarde desta terça, 29. Na quinta, 24, a assembleia convocada com esse ponto de pauta também se posicionou favoravelmente ao sindicato intervir nesse processo de leilão de um espaço que faz parte da história de Santa Maria, já que está intimamente ligado ao movimento ferroviário.

Conforme Hugo Gomes Blois Filho, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo e ex-diretor da Sedufsm, caso o sindicato seja exitoso nessa disputa isso representará um marco importante para a própria cidade, pois o significado será o de participar ativamente no processo de resgate e manutenção da história de Santa Maria. Atualmente, destaca o professor, há vários problemas que ameaçam aquele patrimônio: o risco ao prédio; aos livros e ao mobiliário; que estão se deteriorando rapidamente. “O valor do imóvel é irrisório se comparado ao significado do prédio”, enfatiza Blois.

Para o secretário geral da Sedufsm, professor Humberto Gabbi Zanatta, a decisão de buscar a aquisição do imóvel tem relação com a própria missão do sindicato, que extrapola a mera representação classista. “É a oportunidade que o sindicato tem de participar do processo de resgate da história de nossa cidade. Sem a ferrovia, talvez nem a UFSM existisse”, ressalta Zanatta. Para o docente do departamento de Ciências Sociais, em caso de a iniciativa ser vitoriosa, poderia se pensar até em transformar o prédio em um centro de atividades culturais, tanto para os filiados como para a comunidade.

Carlitos Schalenberger, professor aposentado e conselheiro da Sedufsm, manifestou-se desde o dia da assembleia chamada pela seção sindical como um entusiasta da ideia. “A cultura de Santa Maria ficaria muito grata por esse verdadeiro resgate histórico que a Sedufsm poderá proporcionar”, frisou o conselheiro.

Em relação à participação no leilão judicial desta terça, o professor aposentado Abel Panerai Lopes, conselheiro da seção sindical, considera que em função da “excepcionalidade temporal” e da “oportunidade”, a Sedufsm não poderia deixar de participar do leilão, por ser algo inédito.

Nesta terça à tarde, o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, estará no local em que ocorrerá o leilão judicial do Clube do Ferroviário. Alguns conselheiros e diretores da Sedufsm deverão acompanhá-lo. O valor do imóvel é avaliado em 690 mil reais, mas o lance inicial está calculado em torno de 413 mil reais.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias