Senadores podem ter mandato reduzido SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/10/11 16h09m
SVG: views 212 Visualizações

Entidades fazem manifestação pela reforma política

Alt da imagem
Henrique Fontana (PT), é o relator da reforma política na Câmara

Na semana passada, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da reforma política, apresentou mudanças em seu relatório, atendendo a sugestões de partidos políticos. Entre as mudanças, Fontana diminuiu de oito para quatro anos o mandato dos senadores, que também terão sua idade mínima para assumir o cargo reduzida de 35 anos (como é hoje) para 30 anos. O petista está propondo ainda que o segundo turno passe a ocorrer em cidades que possuam mais que 100 mil eleitores- atualmente, a legislação prevê segundo turno apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores.

A proposta de reforma política será votada pela comissão especial na próxima quarta, 5 de outubro. Em função disso, nesta terça, 4, haverá um ato de apoio à reforma política, a partir de 14h30min, no Auditório Nereu Ramos. Deverão participar dessa mobilização, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a União Nacional dos Estudantes (UNE), centrais sindicais, partidos políticos, além de lideranças políticas de diversos partidos.

Outras mudanças

Outra mudança prevista no relatório de Henrique Fontana é a ampliação de 20% para 25% do total do fundo partidário que terá distribuição especial entre as legendas. Pela proposta, 5% do fundo serão distribuídos igualitariamente a todos os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); 10% vão ser distribuídos entre todos os que elegerem pelo menos um deputado federal; e outros 10% entre os que elegerem pelo menos 10 deputados federais. O relatório inicial de Fontana previa 5% para todos os partidos e 15% para os que elegessem pelo menos um deputado federal.

Texto: Fritz R. Nunes com agência Câmara
Foto: Site do PT
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias