Inicia a 25ª Semana da Consciência Negra SVG: calendario Publicada em 29/10/13 15h56m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/10/13 15h57m
SVG: views 262 Visualizações

Sedufsm apoia evento, que vai até dia 30 de novembro

Alt da imagem

Nesta sexta-feira, 1, ocorre a abertura oficial da 25ª Semana Municipal da Consciência Negra, em Santa Maria. O evento, que vai até dia 30 de novembro, tem o apoio da Sedufsm e é uma realização de entidades sociais, culturais, religiosas, estudantis e sindicais. Esse mês é reservado para a difusão, valorização e afirmação da intelectualidade, beleza e cultura negras, para que, a partir destas, a consciência negra seja desenvolvida em nossa sociedade.

Não apenas em nossa cidade, mas nacionalmente, o mês de novembro é um período de reflexões e debates sobre a situação do negro no mundo atual. O símbolo homenageado, que também deu origem à data do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é Zumbi, líder da resistência negra no Brasil e morto, em uma emboscada, no ano de 1965.

A temática do evento, “(x) Negra sim! (x) Negro sim!”, traz a necessidade de autoafirmação e empoderamento do povo negro, num resgate de sua origem, cultura e identidade. As muitas atividades propostas durante esses dias contemplam debates, painéis, exposições, apresentações culturais e espaços acadêmicos. Já para esta sexta-feira, a partir das 17h, o Museu Treze de Maio e a 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) organizam um painel para discutir a legislação de promoção da igualdade racial.

A religiosidade de matriz africana é a temática do espaço que ocorre na próxima segunda-feira, 4, na Ufsm. As discussões, promovidas pela Ufsm, Ucpel, Ufpel e Observatório Afirme, serão feitas nos turnos da manhã e tarde. No próximo domingo, 10, as integrantes da JuNF (Juventude Negra Feminina) organizam, a partir das 17h, no Espaço Cultural Victório Faccin, um debate sobre poesia negra.

Esses são apenas exemplos das mais de vinte atividades propostas para esse período. O folder com a programação completa está no anexo ao fim da página.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Imagens: Divulgação
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Folder - Semana Municipal da Consciência Negra

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias