Mobilização reúne trabalhador da Educação em Brasília SVG: calendario Publicada em 31/10/13 09h19m
SVG: atualizacao Atualizada em 31/10/13 15h43m
SVG: views 173 Visualizações

Ato discutiu questões profissionais como o programa ‘Profuncionário’

Alt da imagem
Funcionários da educação protestam em dia de mobilização nacional

A Mobilização Nacional dos Profissionais da Educação Pública reuniu, em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, cerca de 200 representantes dos sindicatos de todo o país, filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A manifestação foi para exigir, entre outras questões, a formação continuada através da implementação do programa ‘Profuncionário’. O ato aconteceu na última quarta-feira, 30, e integra a campanha “Educadores na luta – Pelo Direito à formação e valorização”.

A expectativa, segundo Edmílson Lamparina, coordenador do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, é mobilizar por mais investimentos, principalmente para a formação continuada, com a implementação da lei 12.796/2013, e para o programa Profuncionário, no qual estados e municípios oferecem cursos técnico-profissionalizantes para os funcionários das redes públicas do ensino básico.

A manifestação ainda cobrou a regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação. A categoria também protestou contra as terceirizações e exigiu a realização de mais concursos públicos para a área.

Após o ato no MEC, os representantes dos sindicatos estiveram no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares e, no final do dia, a CNTE foi recebida para uma audiência com o ministro da educação, Aloizio Mercadante. Na oportunidade, a CNTE entregou um ofício pedindo urgência na solução das pautas pendentes apresentadas pela categoria. Durante o encontro, o ministro definiu a criação de um grupo de trabalho e o prazo de três semanas para apresentar um posicionamento.

Fonte e fotos: CNTE
Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias