Tribuna Livre da Câmara usada para denunciar Ebserh SVG: calendario Publicada em 01/11/13 12h19m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 143 Visualizações

Espaço foi utilizado pela CUT na sessão plenária desta quinta, 31

Alt da imagem

Na tarde desta quinta-feira, 31, a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria serviu para alertar os representantes municipais sobre os riscos que acompanham a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na Ufsm. Representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio Grande do Sul, o técnico-administrativo em educação, Eloiz Guimarães Cristino, cobrou um posicionamento dos vereadores quanto ao projeto federal.

“Não podemos admitir que a saúde seja tratada como mercadoria. Isso é nefasto. Temos o risco de que a Ufsm, por meio de seu Conselho Universitário (Consu), aprove a Ebserh, o que abrirá margem para que empresas privadas tenham lucro”, avalia Cristino, ressaltando o caráter atual de hospital-escola do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Ele lembrou que a própria Casa já aprovou uma moção em contrariedade à Ebserh, e, no Consu, a Medida Provisória (MP) 520 foi recebida com críticas e barrada pelos conselheiros. Em sua essência, a MP possuía grande similaridade ao projeto transformado em lei da Ebserh.

O principal objetivo da Tribuna desta quinta, além de fortalecer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e denunciar os efeitos nocivos da Empresa tanto para a população quanto para a universidade, era lembrar os representantes da Casa de que eles têm um papel a cumprir. “O mais emergente agora é fazermos uma frente ampla em defesa do SUS. Não podemos aceitar os projetos privatistas dos governos Lula e Dilma”, criticou Cristino. A quebra da lógica do concurso público como meio de ingresso no serviço público federal também foi enfaticamente criticada pelo técnico, já que o Regime Jurídico Único (RJU) não mais será a forma de entrada na carreira.

Com a chegada da Ebserh, os vínculos trabalhistas tendem a ser precarizados. Logo, a luta contra a Ebserh é, também, contra a terceirização. Cristino ressalta o movimento encampado pelos trabalhadores contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que aprofunda a terceirização nos locais de trabalho, comprometendo direitos históricos conquistados pelos trabalhadores em suas lutas passadas.

A participação da CUT na Tribuna também lembrou os 30 anos da entidade, completados em agosto deste ano.

Texto e foto: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias