Segmentos panfleteiam contra Ebserh no Husm SVG: calendario Publicada em 06/11/13 13h00m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/11/13 18h25m
SVG: views 220 Visualizações

Assinaturas foram coletadas para abaixo-assinado contrário à Empresa

Alt da imagem

O início da manhã desta quarta-feira, 6, foi marcado por uma panfletagem em frente ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O mote do ato era esclarecer sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e aglutinar forças para fazer a resistência a esse projeto. Representantes dos três segmentos da universidade – docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação – reuniram-se na porta de entrada do hospital para tentar um diálogo com a população que chegava ao local buscando atendimento.

Durante a manifestação foram entregues cópias de um texto que esclarece pontos basilares para se entender a contrariedade à Ebserh, além de denunciar a verdadeira prioridade do governo federal, que passa longe do investimento em saúde e educação. O que o governo tem priorizado, diz o documento, é o pagamento de juros da dívida externa, com a destinação de quase 50% do orçamento federal para essa finalidade. Ao entregarem o panfleto, os manifestantes também convidavam para assinar o abaixo-assinado contrário à implantação da Empresa na Ufsm.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, diz que a população concordou com a necessidade de barrar a Ebserh, e isso se manifestou nas assinaturas recolhidas durante a mobilização. Essa não é a primeira vez que o povo diz ‘Não’ à entrega dos hospitais. Rondon lembra do plebiscito popular realizado este ano, no qual a esmagadora maioria dos consultados opinou contrária ao projeto.

Tanto o texto quanto a manifestação foram elaborados pela Frente em Defesa do Husm e Contra a Ebserh, grupo de estudantes e trabalhadores que se somaram para fazer frente à privatização da saúde em Santa Maria, buscando esclarecer a população e propor outras saídas de financiamento para o hospital.

Calçadão

E no final da tarde desta quarta-feira os três segmentos voltaram a se mobilizar, mas, ao invés do campus, vieram para o centro de Santa Maria. A panfletagem e a coleta de assinaturas contra a privatização do Hospital Universitário (HU) ocorreu no Calçadão Salvador Isaia, local em que, no mês de abril, as entidades também realizaram um plebiscito nacional sobre a empresa gestora dos HUs.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias