Sindicatos se unem em defesa do Hospital Universitário SVG: calendario Publicada em 12/11/13 17h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/11/13 17h24m
SVG: views 200 Visualizações

Reunião para atos conjuntos ocorre nesta quinta, 17h, na Sedufsm

Alt da imagem
No dia 11 de outubro, sindicatos se mobilizaram para evitar reunião do Consu

Nesta quinta, 14, às 17h, acontece uma reunião na sede da Sedufsm (André Marques, 665) com o objetivo de organizar a ação unificada dos movimentos sindical e social em defesa do Hospital Universitário (Husm) e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Conforme o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, as entidades serão convidadas para participar das atividades que estão sendo organizadas, entre elas, uma Marcha na UFSM, no dia 27 de novembro, pela manhã, quando deverão ser entregues os abaixo assinados para o reitor da UFSM, contra a privatização do Husm.

Na manhã desta terça, 12, dirigentes da Assufsm e da Sedufsm se reuniram com o reitor, professor Felipe Müller, para informar as ações que estão sendo tomadas pela Frente em Defesa do Husm e também saber qual o pensamento da reitoria em relação ao andamento do tema. No encontro, Müller destacou que não há fato novo indicando a necessidade de se chamar uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para tratar da empresa gestora de hospitais.

Agenda de luta

As próximas semanas serão de intensas atividades tratando do tema da Ebserh. Acontece na quarta, 20 de novembro, uma “Aula Pública para debater a Ebserh” no estacionamento do Centro de Educação da UFSM, no espaço entre o prédio 16 e o anexo. A manifestação, que incluirá algumas falas, ocorrerá a partir das 15h.

Na sexta, 21, sindicatos e movimento estudantil devem comparecer à reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no plenarinho da Câmara de Vereadores. O objetivo é reivindicar para que a coordenação do CMS retome o ponto de pauta inconcluso na última quinta, 7, quando acabou não acontecendo a deliberação sobre a moção de repúdio à Ebserh, apresentada pelo conselheiro e membro do DCE, Alex Monaiar.

A agenda de lutas prossegue numa semana decisiva, nos dias que antecedem a provável apreciação da proposta de contrato entre a UFSM e a Ebserh. Na quarta, 27, está sendo organizada uma Marcha no campus da UFSM, em que deverão participar os segmentos envolvidos na campanha em defesa do Husm e entidades ligadas aos movimentos sindical e social.

Até a próxima quinta, 14, deverá ser definida pela comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, uma data para a audiência pública em Santa Maria que discutirá os impactos da Ebserh para a região, proposta aprovada a partir de solicitação do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB).

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias