Reitoria rebate “imposição” da Ebserh SVG: calendario Publicada em 13/11/13 18h20m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/11/13 18h22m
SVG: views 484 Visualizações

Administração desmente situação de precariedade do Husm

Alt da imagem
Reitor dialoga com servidores do Hospital Universitário

A reitoria da UFSM, comandada pelo reitor Felipe Müller e pelo vice, Dalvan Reinert, divulgou nota nesta quarta, 13, em que explica o andamento do atual processo de análise da adesão da UFSM à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao longo dos últimos dias, a Administração tem se reunido com a direção do Hospital Universitário e recebido pedidos para que a instituição assine o mais rápido possível o contrato com a empresa. Paralelamente a isso, tanto a Assufsm como a Sedufsm tem recebido reclamações de servidores e até de estudantes quanto a uma pressão para que se construa uma posição majoritária em favor da adesão. Nesse contexto de tensionamento, já se fala em possibilidade de greve dos médicos residentes, que encaminharam documento ao reitor falando de dificuldades diversas para continuar trabalhando.

Em reunião nesta terça, com as entidades sindicais, o reitor Felipe Müller ressaltou que não concorda com a alegação de que haja uma precariedade no Hospital Universitário. Segundo ele, os recursos têm sido repassados normalmente e que não há qualquer intenção de precarizar a unidade hospitalar como forma de pressão para adesão à Ebserh. Em relação ao documento encaminhado pelos residentes, a reitoria destaca na nota divulgada nesta quarta que “a indicação de um prazo de sete dias (dado à reitoria) para que sejam implementadas medidas emergenciais e um plano de ação de longo prazo de gestão” sob ameaça de suspensão das atividades profissionais “é uma imposição a medidas de gestão”.

O conteúdo da nota da Administração, que foi postada no site da UFSM, informa que o termo de adesão à Ebserh será apreciado no dia 29 de novembro, pelo Conselho Universitário, e que em função da transição que se vive na instituição, é preciso ter “cautela” e evitar “atitudes intempestivas que poderão gerar graves prejuízos à instituição e à comunidade em geral”.

E na nota divulgada pela instituição há um reforço ao que o reitor disse aos sindicatos. A ideia é que a Administração promova nos próximos dias uma agenda de encontros com representações políticas do legislativo estadual e federal, representações de prefeitos e vereadores da região de abrangência de atendimento do Husm, para tratar da empresa e assim obter mais subsídios a serem disponibilizados aos conselheiros que se reunirão no dia 29 de novembro.

Confira aqui a íntegra da nota da reitoria.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Site do Husm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias