20 de novembro: comemoração da resistência negra SVG: calendario Publicada em 19/11/13 17h55m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/11/13 17h57m
SVG: views 1817 Visualizações

Em Santa Maria, quarta-feira terá Kizomba na praça, às 18h

Alt da imagem
Imagem de Zumbi, o ícone da resistência contra a escravidão no Quilombo dos Palmares

Em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 1.047 municípios decretaram feriado nesta quarta-feira, 20 de novembro. A data faz referência à morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro. E desde que foi instituído o marco histórico, tem crescido a quantidade de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país. Santa Maria é um dos municípios em que a data não tem feriado comemorativo, contudo, diversas entidades organizam eventos, debates e atividades culturais ao longo do mês de novembro. Nesta quarta, a partir das 18h, haverá uma atividade na festiva praça Saldanha Marinho: a Kizomba.

No ano de 2012, conforme a Confederação Nacional dos Municípios, em cerca de 400 houve decretação de feriado na data. Já este ano, estados como Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul optaram por decretar feriado em âmbito estadual. Nos outros Estados, a decisão compete a cada Município.

No que se refere à situação do negro na atualidade, um boletim do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-econômicos e Estatísticos (Dieese), divulgado na semana passada, dá uma ideia. Os dados levantados pelo Dieese mostram que, apesar de diversos avanços para os afrodescendentes, como é o caso da conquista de mais empregos no mercado de trabalho, os negros ainda possuem menor escolaridade. No período de 2011 a 2012, 27,3% dos afro-brasileiros empregados não tinham concluído o ensino fundamental e 11,8% contavam com o diploma de ensino superior. Entre os não negros, esses percentuais eram de 17,8% e de 23,4%, respectivamente.

Na avaliação do Dieese, à medida que aumentam os níveis de escolaridade, a desigualdade no mercado de trabalho deveria ser reduzida. No entanto, mesmo nos casos em que os não negros poderiam estar em desvantagem, eles são favorecidos com a possibilidade de retorno aos estudos, o que seria mais difícil para os negros.

Apesar do reconhecimento das conquistas da comunidade afrodescendente no cenário nacional, os debates se mantêm em torno de temas como a prevenção da violência contra a juventude negra e a persistência da representação negativa da pessoa negra nos veículos de comunicação.

Em Santa Maria, desde o dia 26 de outubro tem acontecido a 25ª Semana da Consciência Negra, que se estende até dia 30 de novembro, que é uma realização de entidades sociais, culturais, religiosas, estudantis e sindicais. A temática escolhida este ano foi “(x) Negra sim! (x) Negro sim!”, e traz a necessidade de autoafirmação e empoderamento do povo negro, num resgate de sua origem, cultura e identidade.

Fonte: Agência Carta Maior e site da CNM
Imagem: Google
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias