Moção contra a Ebserh deve ser retomada no CMS SVG: calendario Publicada em 19/11/13 19h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/11/13 19h10m
SVG: views 270 Visualizações

Integrantes do Conselho de Saúde voltam a se reunir quinta, 8h30

Alt da imagem
Moção de repúdio à empresa para gerir o Husm deve pautar novo debate no CMS

O tema da adesão da UFSM à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) deve ser retomado nesta quinta, 21, às 8h30min, em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, que normalmente ocorre no plenarinho da Câmara de Vereadores. A expectativa é que se volte a discutir a moção de repúdio contra a empresa, apresentada pela representação do DCE, cujo debate foi interrompido na última reunião, sem que encaminhasse a votação.

A intenção, conforme Alfredo Lameira, da coordenação da Assufsm e que também é membro do CMS, é que haja espaço para novo debate sobre a questão. “O entendimento é de que a votação sobre o aconselhamento para que a universidade faça a adesão à empresa foi tomada com uma participação pouco representativa. De um total de aproximadamente 30 entidades, apenas 12 tinham estado presentes, e na hora de votar, apenas nove estavam no recinto. É bem pouco expressivo diante de uma decisão de tal magnitude”, declara Lameira, que ainda acrescenta que a votação em favor de decidir naquele dia, em uma reunião extraordinária, se deu sem que se obedecesse ao regimento do Conselho, que prevê resultado válido somente em caso de 2/3 dos votos em favor de uma proposta.

Rondon de Castro, presidente da Sedufsm, destaca o que considera posturas anti-democráticas do Conselho. “O que se observou nas reuniões que trataram da Ebserh é uma tentativa por parte da coordenação em decidir as coisas de forma apressada, atropelando as discussões, chegando ao nível de pedir que pessoas contrárias se retirassem do local. Não bastasse isso, o posicionamento público de alguns dos coordenadores do Conselho acusando os sindicatos de se posicionarem contra a Ebserh apenas por corporativismo é a demonstração de uma desqualificação política. Sindicatos são corporativos em sua essência, mas a luta em defesa do Husm vai muito além do umbigo”, frisa Rondon.

A agenda de luta em defesa do Husm e contra a Ebserh tem nesta quarta, 20, uma Aula Pública organizada pelo centro de Educação, que acontece a partir das 15h, no Auditório Lói Trindade Berneira, o Anfiteatro “C”, do curso de Química, no campus da UFSM. Na próxima quarta, 27, também está previsto uma Marcha Pública pela Avenida Roraima, no campus.

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Arquivo/Sedufsm
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias