Polícia investiga fundação de apoio na UFPB SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/11/13 16h33m
SVG: views 1239 Visualizações

Denúncias apontam supostos desvios de recursos

Alt da imagem
Investigação apura irregularidades na Fundação José Américo

A relação perigosa entre universidades e as fundações ditas de apoio, que há anos vem sendo denunciada pelo ANDES-SN, ganhou novo capítulo, desta vez na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Recentemente, a Polícia Federal naquele estado iniciou uma operação para combater os desvios de verbas públicas federais destinadas à Fundação José Américo, que presta ‘serviço de apoio’ à UFPB.

Segundo a PF, foram expedidos pela Justiça Federal da Paraíba oito mandados de busca e apreensão, quatro de sequestro e um mandado de afastamento de função pública. A operação se deu nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Recife, em Pernambuco, e tem como mote fortalecer provas já existentes acerca de um desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos federais.

De acordo com a investigação policial, de 2009 a 2012 foram desviados, a partir da Fundação José Américo, recursos federais depositados em contas específicas de convênios para efetuar os desembolsos aos fornecedores de alimentos dos Restaurantes Universitários (RU). A PF confirma que os alimentos nunca foram recebidos.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb), Seção Sindical do ANDES-SN, se manifestou sobre as investigações relacionadas aos desvios de verbas na Fundação José Américo, e em nota enfatiza que esse cenário já é conhecido entre a comunidade acadêmica (confira aqui a nota da Adufpb).

Segundo a Adufpb, para o movimento docente nacional e também para a Associação Docente, “nada justifica a permanência das fundações privadas”, e conclui questionando à administração central da UFPB e ao Consuni por que não extinguir a Fundação José Américo.

Estão disponíveis no site do ANDES-SN (www.andes.org.br) revistas com os dossiês que denunciam a relação das universidades federais com as fundações privadas.

Texto: Carina Carvalho (estagiária) com informações do ANDES-SN e G1
Foto: Fundação José Américo
Edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias