Canções de Raulzito vão para a praça SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/11/13 20h14m
SVG: views 857 Visualizações

“Toca Raul” fecha os 24 anos da Sedufsm na terça, 3, às 19h30

Alt da imagem
Cartaz de divulgação

Algumas das principais canções da música brasileira tomarão a Praça Saldanha Marinho a partir das 19h30 da próxima terça-feira, 3. Para além de uma voz marcante, que influencia mesmo com o passar de tantos anos, sua personalidade ainda é lembrada como aquela que incendiou parte da história do Brasil, especialmente nos anos em que o país vivia sob o regime militar. Raul Seixas será a inspiração de um tributo que marcará a última atividade comemorativa dos 24 anos da Sedufsm, celebrados no mês de novembro.

Quem está na produção do evento é Janu Uberti, com um time de músicos que reúne Renato Mirailh, Tiane Tambara, Gisele Guimarães, Maninho Pinheiro e Marcelo Massario. A banda de acompanhamento tem Erlon Saldanha na guitarra, Daniel Fortes no contrabaixo, Diogo Matos no teclado e Pedro Monte na bateria. Para o produtor, a escolha reflete tanto uma vontade pessoal quanto uma necessidade de se manter viva a figura do baiano e de uma época singular. “Raul era um revolucionário, não muito dentro da política partidária, mas no âmbito mais social. Tanto que ele e o Paulo Coelho tentaram formar a sociedade alternativa, mas os militares acharam que era um movimento contra o governo. Então os dois foram exilados”, lembra Uberti, que viveu a época de auge do cantor, tendo sempre alimentado o desejo de promover um show em sua homenagem.

Este evento, inclusive, já foi apresentado por duas vezes no Theatro Treze de Maio e, em ambas, foi sucesso de público, com o auditório não conseguindo comportar o número de pessoas interessadas em assistir ao show. Além de rememorar clássicos do cantor – como Gita, Cowboy Fora da Lei, Disco Voador e Al Capone -, o espetáculo também trará, mais uma vez, para o centro da cidade, o talento de intérpretes locais, que já cantaram em outros espetáculos do sindicato. Assim como nas edições anteriores, o ‘Toca Raul’ vem com a proposição de contribuir no fomento a atividades culturais locais, expandindo a atuação do sindicato e ampliando seus laços com a comunidade santa-mariense.

Dupla kaingang lança CD

O final de tarde não será ocupado apenas pelas músicas do baiano. Parte do show será reservada para a apresentação da dupla de músicos kaingang, Sandro e Josias. Com o auxílio da Sedufsm, os indígenas gravaram um CD com quatro músicas, algumas em português, outras em kaingang, e uma delas comportando as duas línguas. Todas as composições são de autoria dos dois indígenas, e essa será a primeira vez que a dupla apresentará publicamente suas canções, em cujas letras está a referência a elementos tanto da cultura kaingang quanto da brasileira.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)

Arte: J. Adams Propaganda

Edição: Fritz Nunes (Jornalista)

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professor indica a leitura de “As Brasas”

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli destaca atrativos da obra de Sándor Márai, resgatado como importante romancista europeu

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Veja todas as notícias