Terça-feira de rock e música indígena na praça SVG: calendario Publicada em 02/12/13 18h23m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/12/13 16h28m
SVG: views 388 Visualizações

"Toca Raul” finaliza programação de 24 anos da Sedufsm

Alt da imagem
Gita, o disco (LP) que vendeu mais de 600 mil cópias

Faltando menos de um mês para o final de 2013, a Sedufsm encerra a sua programação de 24 anos de aniversário levando para a praça Saldanha Marinho, nesta terça, 3, o show que remete às canções de um dos ícones do rock brasileiro, o baiano Raul Seixas, também conhecido como Raulzito.

Junto com as principais canções do roqueiro contestador que serão apresentadas no “Toca Raul” também haverá uma novidade: a apresentação da dupla de músicos indígenas Kaingang, Sandro e Josias, que estão lançando um CD com músicas da cultura da etnia a que pertencem, mescladas com sons da música popular brasileira. O show começa às 19h30min, com entrada franqueada a todos.

A produção do “Toca Raul” é do músico Janu Uberti, que produziu outros eventos como “Santa Maria canta Elis”, “Santa Maria canta Clara Nunes” e “Gracias a la vida”. Uberti estará acompanhado de um grupo de músicos de grande contribuição para a cena cultural santa-mariense: Renato Mirailh, Tiane Tambara, Gisele Guimarães, Maninho Pinheiro e Marcelo Massario. Estarão no palco também um time seleto de acompanhantes: Erlon Saldanha na guitarra, Daniel Fortes no contrabaixo, Diogo Matos no teclado e Pedro Monte na bateria.

Para Janu Uberti, resgatar o repertório de Raul Seixas reflete tanto uma vontade pessoal quanto uma necessidade de se manter viva a figura do roqueiro “maluco beleza” e também de um período difícil da história do país que não pode ser esquecido. “Raul era um revolucionário, não na política partidária, mas no âmbito social. Tanto que ele e o Paulo Coelho tentaram formar a sociedade alternativa, mas os militares acharam que era um movimento contra o governo”. Seixas e Coelho estão entre as vítimas da ditadura militar, tendo sido presos, torturados e depois obrigados a se exilar no exterior.

O “Toca Raul”, explica Uberti, já foi apresentado duas vezes no Theatro Treze de Maio e, em ambas, foi sucesso de público, com o auditório não conseguindo comportar o número de pessoas interessadas em assistir ao show. Além de rememorar clássicos do cantor – como Gita (considerado um dos maiores sucessos da carreira de Raul, com o disco tendo vendido mais de 600 mil cópias), haverá ainda outros como ‘Cowboy Fora da Lei’, ‘Disco Voador’, ‘Al Capone’, ‘Ouro de tolo’. Assim como nas edições anteriores, o “Toca Raul” vem com a proposição de contribuir para o fomento a atividades culturais locais, expandindo a atuação do sindicato e ampliando seus laços com a comunidade santa-mariense.

Espaço para a cultura indígena

E num final de tarde em que o rock ocupará seu espaço, com músicas e letras que abalaram de alguma forma as estruturas do regime militar na década de 1970, um outro elemento importante se agrega ao show na praça. A cena musical será aberta para a diversidade étnico-cultural, através da dupla de músicos kaingang Sandro e Josias.

Com o apoio da Sedufsm, eles gravaram um CD com quatro músicas, algumas em português, outras em kaingang, e uma delas comportando as duas línguas. Todas as composições são de autoria dos dois indígenas. Essa será a primeira vez que a dupla apresentará publicamente as canções, em cujas letras está a referência a elementos tanto da cultura kaingang quanto da brasileira.

Texto: Fritz R. Nunes com Bruna Homrich
Imagem: Google e J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias