Dupla indígena lança disco para valorizar etnia kaingang SVG: calendario Publicada em 03/12/13 18h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 03/12/13 18h45m
SVG: views 1246 Visualizações

Sedufsm promove trabalho artístico de Sandro e Josias

Alt da imagem
Sandro e Jodias: música para combater preconceito aos indígenas

Rock, MPB, samba e outros gêneros musicais fazem parte da trilha sonora de milhares de brasileiros, mas, a música que traga a marca da cultura indígena ainda não é lembrada no cenário musical do país. Foi pensando em dar visibilidade para as canções feitas pelos índios, que a Sedufsm apoiou o sonho dos amigos Sandro e Josias na gravação de um disco (CD). Depois de passarem por um estúdio de gravação, os novos talentos kaingang lançaram oficialmente o disco nesta terça, 3, na praça Saldanha Marinho, durante o evento “Toca Raul”.

Sandro Tupẽ da Silva e Josias Pó Vitorino Kairu, ambos indígenas da aldeia kaingang da cidade de Iraí - RS, lembram que o interesse da dupla pela música é antigo, porém, a vontade de gravar um disco surgiu com a necessidade de divulgar a diversidade étnico-cultural das comunidades indígenas, sobretudo aquelas em que a língua materna é o kaingang.

A música como instrumento de integração social é lembrada no relato de Sandro: “através do CD tentamos expressar o que pensamos, pois as músicas são autorias próprias, mas não só os pensamentos do Sandro e Josias; são pensamentos da comunidade para divulgar também para a população não-indígena”, enfatiza o cantor.

A dupla reconhece a importância da Sedufsm estar engajada em um momento relevante da luta indígena. “A desvalorização da língua está muito grande, então, a luta apoiada pelo sindicato chegou em um momento certo”, enaltece Sandro, que ainda destaca: “A luta não será apenas nesta gravação, e sim o símbolo de mais um recomeço de luta”.

Sandro e Josias acústico

O nome do CD leva a assinatura da dupla que elegeu quatro canções para fazerem parte da gravação bilíngüe – português e Kaingang. Entre as músicas, duas canções mesclam os dois idiomas, são elas: “Outro mundo é possível e Pantanal”. Já a música “Imaginação” foi gravada somente em português, ao contrário da canção “mãe”, gravada em Kaingang.

Antes do lançamento do CD, os cantores demonstravam ansiedade e expectativa. “É a primeira vez que vamos nos apresentar para um público maior. Já tocamos em escolas, porém, para poucas pessoas. Será a primeira vez que vamos tocar em uma cidade grande como Santa Maria”, exclama Sandro. “Fazer bonito em cima do palco”, essa é a promessa de Josias.

Música para diminuir o preconceito

Josias chama a atenção para a tentativa de diminuir a invisibilidade e o preconceito. “Sabemos que há discriminação, o CD servirá como uma ferramenta para modificar essa realidade. O que eu espero é transmitir a nossa cultura através das nossas letras para um povo que ainda não conhece os índios. Mas a gente esta aí pra mostrar que existem índios que tem os seus costumes”, exalta Josias que também comenta que o preconceito com os indígenas não acabará de uma hora para outra, mas que um dos motivos de lançar o disco é dar o primeiro passo para reduzir a desigualdade social. Sobre a continuidade do trabalho desenvolvido pela dupla, Sandro adianta que há vontade de dar sequência e formar uma carreira musical.

Texto: Carina Carvalho (estagiária)
Fotos e edição: Fritz R. Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias