Mobilização em defesa do Husm continua SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/12/13 18h23m
SVG: views 199 Visualizações

Entidades fazem denúncia política do reitor da UFSM

Alt da imagem
Reunião da Frente em Defesa do Husm sexta passada, na Sedufsm

Apesar da decisão autoritária do reitor da UFSM, Felipe Müller, de assinar o contrato com a Empresa Brasileira de Hospitais Universitários (Ebserh), sem que tenha sido aprovado pelo Conselho Universitário, a Frente em Defesa do Hospital Universitário manterá suas ações contrárias à empresa. Além do questionamento judicial à iniciativa do reitor, anunciada ainda na quinta, dia 12, as entidades organizam uma campanha de denúncia política do reitor atual. Na última sexta, 13, as entidades que compõem a Frente se reuniram na sede da Sedufsm, para planejar as próximas atividades.

Uma das agendas de luta de sindicatos, entidades estudantis e movimentos sociais, aconteceu no sábado 14, quando houve panfletagem no Calçadão Salvador Isaia, onde também foram penduradas faixas com críticas à postura do professor reitor, Felipe Müller. Uma nova reunião da Frente em Defesa do Husm acontece às 17h desta terça, 17, também na sede da seção sindical dos docentes. Novos panfletos, cartazes e outros tipos de materiais de divulgação estão sendo confeccionados para dar conta desde outro momento da campanha em defesa do Hospital Universitário.

Conforme Rondon de Castro, presidente da Sedufsm e 3º secretário do ANDES-SN, a iniciativa do atual reitor, professor Felipe Müller, é desrespeitosa aos membros do Conselho Universitário e a toda a comunidade da UFSM. “Vamos denunciar esse autoritarismo não apenas aqui em Santa Maria, mas através do sindicato nacional, em todo país”, enfatiza Rondon.

Contudo, as críticas não se resumem ao atual reitor, que deve deixar o cargo até o final deste mês. As entidades que integram a Frente em Defesa do Husm consideram que o reitor eleito, professor Paulo Afonso Burmann, procedeu a um lamentável recuo político ao defender que a única solução para o hospital é adesão à Ebserh, em manifestações efetuadas tanto no Conselho Universitário como através da imprensa.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias