União de segmentos barra privatização de hospital da UFPA SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/12/13 15h02m
SVG: views 289 Visualizações

Protesto impediu reunião que votaria adesão de dois HU’s à Ebserh

Alt da imagem

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) conseguiram barrar na manhã de terça-feira, 17, a privatização dos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza. Com apoio de professores e servidores técnico-administrativos, os alunos inviabilizaram a reunião do Conselho Superior Universitário (Consun) que iria votar a cessão dos hospitais para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Eles reivindicam mais debates sobre o assunto nas unidades acadêmicas da UFPA e que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também sejam ouvidos.

Desde as primeiras horas da manhã, o clima era tenso na Universidade. Sem serem atendidos pela Administração Superior da UFPA, que se recusa a promover novos diálogos sobre a adesão à Ebserh, os estudantes fecharam, com correntes e cadeados, os portões do prédio da reitoria, onde o Consun se reuniria.

 Por conta do fechamento dos portões do prédio, a reitoria da instituição tentou transferir o encontro do Consun para o Centro de Convenções Benedito Nunes, sem a participação dos estudantes, mas não conseguiu instalar a sessão, após protestos e um princípio de tumulto. Os integrantes da Administração Superior da UFPA ainda tentaram reunir o Consun no Centro de Capacitação da Universidade (Capacit), mas a comunidade universitária não permitiu.

Na saída do Capacit, o vice-reitor Horácio Schneider, conforme filmagens, tentou agredir um estudante e o carro que o transportava quase atropelou um grupo que protestava em frente ao veículo. A situação ficou tensa, mas depois foi contornada, e os acadêmicos voltaram a ocupar o hall do prédio da reitoria.

O Comitê em Defesa dos Hospitais Universitários, composto pela Associação dos Docentes da UFPA, ANDES-SN, Sindtifes e DCE divulgou nota pública denunciando que após a suspensão da reunião houve “a imposição, feita pelo reitor em exercício (Horácio Schneider), de que os conselheiros votassem em suas casas, pela internet, tentando legitimar um Consun virtualmente. Algo inimaginável. Sem realizar os trâmites legais em um processo tão importante, que vai gerar consequências desastrosas para servidores e usuários, o Vice-Reitor encaminhou e-mail aos Conselheiros solicitando que os mesmos enviem seu voto. Um claro golpe à  Autonomia Universitária!”, afirma o documento.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Carina Carvalho (estagiária) e Fritz Nunes (Jornalista)

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias